Canaã dos Carajás: Audiovisual como instrumento de transformações sociais é tema de workshop

Com três dias de formação, a ação acontece na Casa da Cultura e promove o fortalecimento de identidades afro-amazônidas do sudeste do Pará

Continua depois da publicidade

Durante os dias 24, 25 e 26 de novembro, a Casa de Cultura de Canaã dos Carajás conduz o “Workshop Cinematografia: A Potência do Audiovisual como Motor de Transformação Social”, ministrada pela artista e produtora audiovisual, Rayda Lima. A formação é um convite ao público a imergir no audiovisual e na comunicação como forma de afirmação identitária e mobilização social. Rayda tem um importante trabalho no registro dos bens culturais de povos indígenas e da produção artística no Sudeste do Pará.

Para este workshop, as aulas pretendem conectar experiências negras e indígenas da região a novos meios de produção midiática e econômica, além de proporcionar trocas de vivências entre os participantes. A partir dos diálogos, técnicas cinematográficas como iluminação, enquadramento, som e outros, serão apresentados, mesclando o olhar subjetivo aos conceitos do audiovisual.

Rayda explica o papel da prática audiovisual como forma de honrar afetos ancestrais. “O audiovisual se tornou uma ferramenta poderosa para preservar memórias, para deixar conhecimentos digitais para essas novas gerações. O audiovisual é uma linguagem e vem se tornando uma das principais ferramentas de comunicação para se conectar com as novas gerações”, comenta a produtora.

A ementa da atividade também contempla estratégias de comunicação, exemplos de negócios de impacto voltados para as mídias sociais, portfólios, noções de direitos autorais e circulação de conteúdo nas redes. No final da formação, os participantes vão produzir um curta-documentário coletivo, colocando em prática as técnicas e discussões desenvolvidas durante a ação.

“Espero contribuir para que outras pessoas enxerguem o audiovisual como uma ferramenta de transformação social, assim como foi para mim. Quero mostrar que é possível viver de criação de produção, da cultura e da arte”, finaliza Rayda Lima.

As inscrições são gratuitas, com vagas prioritárias para jovens, mulheres, pessoas negras e indígenas, educadores, coletivos culturais e comunicadores comunitários.

Serviço:

Datas: 24, 25 e 26/11/2025

Horário: 19h às 22h

Local: Casa da Cultura – Rua das Esmeraldas, Nova Canaã II, Canaã dos Carajás – PA

Público: Livre (prioritário para jovens, mulheres, pessoas negras e indígenas, educadores, coletivos culturais e comunicadores comunitários)

Informações: (94) 99160-8186

Inscrições: https://forms.gle/DU6hQYVsUno3ZBuRA

(Texto: Giovanna Martini)

Deixe seu comentário

Posts relacionados