Canaã: Aeroporto e Hospital Universitário estão entre obras previstas no Plano Plurianual

PPA incluiu cerca de 1500 propostas recebidas em consulta pública. Os projetos foram apresentados durante audiência pública na Câmara Municipal.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A construção do Aeroporto de Canaã dos Carajás e do Hospital Universitário estão entre as obras previstas no Plano Plurianual do município para os próximos quatro anos. Os programas, as ações orçamentárias e as metas previstas para cada secretaria e autarquia do município foram apresentadas durante audiência pública, realizada nesta quinta-feira (30), na Câmara Municipal de Canaã.

O secretário de Planejamento, Geam Meirey, destacou que o município vive um momento decisivo e para se tornar referência no país, o planejamento para os próximos anos é fundamental. “Temos em mãos a oportunidade e os recursos necessários para tornar essa cidade a melhor cidade para se viver no país até 2035”, destacou.

Segundo o secretário, a elaboração do PPA leva em conta o Planejamento Canaã 2035, que traçou metas e ações com o objetivo de tornar o município referência nacional até esse ano.

Grandes obras

Além do aeroporto e hospital, o PPA prevê outras grandes obras como a construção de dois lagos recreativos, ampliação da Transcarajás, usina de energia solar e mobilidade e inclusão com a construção de 50 km de ciclovias e ciclofaixas.

Também estão previstas a implantação do transporte coletivo, ampliação da cobertura de água tratada para 100%, quitação de moradias dos beneficiados no ‘Minha Casa – Minha Vida’, construção do Centro de Referência da Saúde do Servidor, Centro de Saúde da Mulher e novas Unidades de Saúde.

O documento ainda prevê a criação do Polo de Micro e Pequenas Empresas e a criação da rota turística de Canaã. “Essa peça é fundamental para um planejamento organizado e com o rumo correto para Canaã. É a hora que estamos dando nome aos bois e colocando recurso para cada projeto e ação que pretendemos fazer”, completou o secretário.

Sobre o PPA

O Plano Plurianual (PPA) está previsto na Constituição Federal de 1988, e deve ser feito a cada quatro anos por todas as entidades da federação, Governo Federal, Estados e Municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos.

O PPA é aprovado pelo legislativo por uma lei quadrienal. Assim, todos os governos, inclusive os municipais, ficam obrigados a fazer um planejamento estratégico e seguir as diretrizes e metas estabelecidas no PPA. Dessa forma impede-se a descontinuidade de políticas e obras públicas de importância estratégica para a cidade, estado ou país.

Os investimentos também serão milionários. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer deve contar com mais de R$ 137 milhões para os próximos quatro anos, em ações que buscam incluir Canaã na agenda nacional de eventos esportivos e culturais.

Por Dayse Gomes