Canaã dos Carajás apresentou o segundo maior IDHM do sudeste do Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

O município de Canaã dos Carajás apresentou o segundo maior índice de desenvolvimento do sudeste do Pará. A informação é do estudo sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) divulgado na segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Considerando a região, Canaã ficou atrás apenas do município de Parauapebas.

canaa_IDHM

A lista do IDHM, que se baseia nos indicadores: longevidade, educação e renda, variando de 0 a 1 (quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano), é importante porque aponta para cada prefeito em que situação de desenvolvimento humano está o município que, até então, está gerindo, contribuindo para a sua administração pública a fim de que este melhor planeje onde o governo municipal deve investir.

No caso de Canaã dos Carajás o IDHM denota que o município está em um bom patamar de desenvolvimento, ficando a frente, inclusive, de Redenção e Marabá, mas que precisa de políticas públicas para desenvolvê-lo ainda mais. Principalmente por conta do fluxo constante de pessoas que chegam a Canaã em busca de oportunidades de trabalho.

A divulgação da lista do IDHM também serviu para que o Governador do Estado, Simão Jatene, viesse a público pronunciar que é preciso haver um compromisso pelo desenvolvimento no estado. “Esta é uma questão dramática que nós temos falado há muito tempo. Temos dois grandes inimigos: pobreza e desigualdade”, disse o governador.

Para Jatene, estas questões só serão superadas quando houver um pacto político no estado, para que todos os partidos se engajem na luta pelo desenvolvimento humano. Além disso, o governador acredita que os problemas apontados pelo Pnud no estado são comuns em todo o país, e só podem ser revertidos com apoio popular. “Não é uma marca só do Pará, é nacional. Mas no Pará temos isso de forma muito grave, e precisamos, sobretudo, unir forças para enfrentá-la. Nenhum país conseguiu isso sem uma grande adesão da sociedade”, falou Jatene.

Pode-se destacar também, no caso de Canaã dos Carajás, que a celeridade com que cresce e o alavanque demográfico que lida são fatores determinantes para que o município, ao longo dos próximos anos, atinja um IDHM mais elevado.

O Prefeito Jeová Andrade afirmou que “a gestão municipal tem ainda muito a se fazer, mas este indicativo médio do IDHM demostra que estamos seguindo no caminho certo”. Jeová comentou ainda que as políticas públicas adotadas pelo Governo “Você Fazendo Parte” são todas voltadas para o desenvolvimento organizado de Canaã dos Carajás.

Consulte o IDHM do seu município neste link http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/07/veja-aqui-o-idhm-do-seu-municipio.html

Publicidade

Posts relacionados