Câmara Municipal de Breu Branco vai ser comandada por mulheres

O legislativo do município foi um dos que mais renovou bancada e que elegeu mais mulheres no estado. Das 13 cadeiras da Câmara, oito serão ocupadas pelo sexo feminino

Continua depois da publicidade

Diferente de algumas câmaras municipais que viram a bancada feminina encolher, como foi o caso de Parauapebas, onde só uma mulher se elegeu, Breu Branco, no sudeste do Pará, quase faz toda sua bancada do sexo feminino. Das 13 cadeiras do legislativo local, oito serão ocupadas por mulheres, sendo que três delas conseguiram a reeleição.

Com esse feito, o município será um dos que mais terá mulheres no legislativo em todo o estado. As vereadoras eleitas são Gilma do Garces (PSD), que se reelegeu com 1.058 votos; Cal do Chico Cabeça Branca (PTB), com 747 votos; Fernanda (PL), que se reelegeu com 727 votos; Pastora Selma (PSD), com 617 votos; Enfermeira Francisca (PSC), com 593 votos; Nêga (PSD), que se reelegeu com 485 votos; Irmã Vanuza (Avante), com 448 votos; e Cleide do Merez (MDB), com 396 votos.

Os homens que vão dividir com as mulheres a bancada da Câmara são Zequinha da Saúde (PL), que se reelegeu com 684 votos; Vit do Adinoel (PSC), que se reelegeu com 681 votos; Nozinho do ônibus (Avante), com 448 votos; Professor Adriano (Solidariedade), com 428 votos; e Professor Edinaldo do Bonfim (MDB), com 326 votos.

Para prefeito, Breu também fez história, a não eleger pessoas ligadas a famílias tradicionais e que sempre comandaram a política no município. O prefeito eleito é Flávio Mezzomo (PL), que venceu a disputa com Fabiana do Alemão e Garces Costa, atual prefeito do município, que assumiu a prefeitura após a morte do titular do cargo, Diego Kolling ou “Alemão”, que foi morto a tiros no dia 16 de maio de 2017.

O resultado das urnas surpreendeu até Flávio, que fez uma campanha discreta. Ele já foi secretário municipal de Assistência Social e estava como servidor do Hospital Regional de Tucuruí.

Com o lema “Sempre estive aqui”, Flávio é o primeiro prefeito eleito nascido em Breu Branco.

(Tina Santos)