A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas acaba de divulgar mais um Boletim Epidemiológico sobre o cenário do novo coronavírus no município. Mesmo com todos os esforços e trabalho sem trégua no combate à propagação da Covid-19 e na luta para salvar vidas, além da contínua campanha de vacinação contra a doença, os números de casos positivos no município estão começando a subir novamente.
Nesta terça-feira (11), foram confirmados 26 novos pacientes infectados, enquanto o número de pacientes recuperados é de 57.220. A Ascom informa ainda que o número de óbitos pela doença é de 516, com uma nova fatalidade registrada.
No total, 584.554 testes já foram realizados para a doença desde o início da pandemia, entre o exame PCR e a testagem rápida. Destes, 526.357 foram descartados, enquanto 58.197 casos foram confirmados.
Hoje, 40 pessoas estão internadas, o que representa 48% dos leitos disponíveis em Parauapebas. Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), 46% das UTIs e 52% dos leitos de enfermaria estão ocupados. Na rede particular, a capacidade em uso é de 38% para leitos regulares e 80% das UTIs.
A Prefeitura reforça a importância de praticar as orientações do Ministério da Saúde e dos especialistas em relação aos cuidados com a saúde: lave sempre as mãos com água e sabão ou utilize álcool 70%. Evite tocar olhos, nariz e boca. Evite sair de casa, mas caso precise sair, use a máscara de proteção sobre o nariz e a boca o tempo todo – é obrigatório. O distanciamento social é a melhor medida preventiva contra o novo coronavírus.
Em caso de sintomas, procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos seguintes polos: Cidade Nova, VS-10, Minérios e Liberdade 1. O Centro Especializado de Atendimento de Covid-19, anexo ao Hospital Geral de Parauapebas, oferece atendimento exclusivo para pacientes infectados com o novo coronavírus.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 continua desta segunda à sexta-feira (14), das 16h às 21h, na Câmara Municipal de Parauapebas. Também ocorre nas UBSs VS-10, Minérios, Rio Verde, Guanabara, Novo Brasil, Liberdade 1, Cidade Nova, Nova Carajás e Casas Populares, das 7h às 16h. Basta apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além do cartão do SUS e carteira de vacinação.
Na ocasião, a primeira dose estará disponível para a população geral, a partir dos 12 anos de idade. Além disso, aqueles com atraso na segunda dose poderão recebê-la, assim como aqueles que tomaram a primeira dose da Astrazeneca há oito semanas. A terceira dose de reforço será oferecida para pessoas a partir dos 18 anos, cuja segunda dose tenha sido tomada há pelo menos quatro meses, e para imunossuprimidos, cuja segunda dose tenha sido tomada há pelo menos 28 dias. No momento, a vacina Pfizer está indisponível no município.
Para mais informações, acesse as redes sociais da Prefeitura de Parauapebas.
Óbitos
Com a confirmação de um novo óbito por Covid-19 nesta terça-feira, o número de fatalidades pela doença no município permanece o maior do sul e sudeste do Pará, com 516. A taxa de letalidade em Parauapebas, nos últimos sete dias, é de 0,89%.
Novos casos
O Boletim Epidemiológico desta terça-feira registra que todos os novos casos foram confirmados pelo teste rápido, tendo 2.298 pessoas sido testadas.
Com isso, Parauapebas passa a ter 58.197 casos confirmados. Destes, 40 pacientes estão internados; 421 pacientes estão em isolamento domiciliar; 57.220 pacientes foram recuperados e receberam alta; 516 pacientes foram a óbito.
Pará
A Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que há 630.652 casos confirmados de Covid-19 no Pará, 591.301 casos recuperados, 17.192 óbitos, 1.286 casos em análise e 146.983 casos descartados. A atualização ocorreu às 18h01 de 11.01.2022.