Boletim Epidemiológico aponta 147 novos casos de Covid-19 em Parauapebas

Com mais de 602 mil testes realizados desde o início da pandemia, o município chega aos 63.231 casos confirmados da doença

Continua depois da publicidade

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas acaba de divulgar mais um Boletim Epidemiológico sobre o cenário do novo coronavírus no município. Mesmo com todos os esforços e trabalho sem trégua no combate à propagação da Covid-19 e na luta para salvar vidas, além da contínua campanha de vacinação contra a doença, os números de casos positivos no município estão começando a subir novamente.

Neste domingo (13), foram confirmados 147 novos pacientes infectados, enquanto o número de pacientes recuperados é de 60.817. A Ascom informa ainda que o número de óbitos pela doença é de 546, sem novas fatalidades registradas desde a última quinta-feira (10).

No total, 602.841 testes já foram realizados para a doença desde o início da pandemia, entre o exame PCR e a testagem rápida. Destes, 539.610 foram descartados, enquanto 63.231 casos foram confirmados.

Hoje, 25 pessoas estão internadas, o que representa 30% dos leitos disponíveis em Parauapebas. Em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), 36% das UTIs e 31% dos leitos de enfermaria estão ocupados. Na rede particular, a capacidade em uso é de 27% para leitos regulares e 60% das UTIs.

A Prefeitura reforça a importância de praticar as orientações do Ministério da Saúde e dos especialistas em relação aos cuidados com a saúde: lave sempre as mãos com água e sabão ou utilize álcool 70%. Evite tocar olhos, nariz e boca. Evite sair de casa, mas caso precise sair, use a máscara de proteção sobre o nariz e a boca o tempo todo – é obrigatório. O distanciamento social é a melhor medida preventiva contra o novo coronavírus.

Neste final de semana, a campanha de vacinação contra a Covid-19 tem continuidade na Câmara Municipal de Parauapebas e UBS VS-10, das 16h às 21h. Basta apresentar certidão de nascimento ou RG, CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação.

A primeira dose estará disponível para a população geral, a partir dos 5 anos de idade. Além disso, aqueles com atraso na segunda dose poderão recebê-la, assim como aqueles que tomaram a primeira dose da Astrazeneca há oito semanas e Pfizer há seis. A terceira dose de reforço será disponibilizada para aqueles a partir dos 18 anos cuja segunda dose tenha sido tomada há pelo menos quatro meses, e para imunossuprimidos, cuja segunda dose tenha sido tomada há pelo menos 28 dias.

Dada a nova alta de casos, a prefeitura de Parauapebas recomenda que aqueles a partir dos cinco anos de idade com sintomas gripais há mais de três dias realizem a testagem para a doença. É necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência e o cartão SUS.

O Centro de Testagem Covid-19 funciona todos os dias, das 16h às 21h, nas dependências do Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC). No local, serão entregues 500 senhas por dia. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) VS-10, Minérios, Liberdade 1 e Cidade Nova, a testagem acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

O atendimento à população continua nestas UBSs, assim como na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Socorro Municipal, que atendem 24h.

Para mais informações, acesse as redes sociais da Prefeitura de Parauapebas.

Óbitos

Sem novos óbitos por Covid-19 confirmados neste domingo, o número de fatalidades pela doença no município permanece o maior do sul e sudeste do Pará, com 546. A taxa de letalidade em Parauapebas, nos últimos sete dias, é de 0,86%.

Novos casos

O Boletim Epidemiológico deste domingo revela que 62 dos pacientes confirmados são do sexo masculino, de 14 a 86 anos de idade, enquanto 85 pacientes do sexo feminino confirmadas têm de 5 a 77 anos.

Os dados divulgados indicam que todos os novos casos se encontram em isolamento domiciliar, tendo sido confirmados por meio do exame PCR, realizado pela prefeitura. Ao todo, 536 pessoas foram testadas.

Com os registros anunciados hoje, Parauapebas passa a ter 63.231 casos confirmados. Destes, 25 pacientes estão internados; 1.843 pacientes estão em isolamento domiciliar; 60.817 pacientes foram recuperados e receberam alta; 546 pacientes foram a óbito.