Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Brasil

Belém sedia evento de teste em Campo dos Sistemas Eleitorais

Entre os dias 23 e 27 de julho, técnicos da Justiça Eleitoral vão realizar testes nos sistemas que serão utilizados no processo eleitoral nas urnas eletrônicas
Continua depois da publicidade

Técnicos dos estados do Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, estão reunidos em Belém para realizar os Testes em campo dos Sistemas Eleitorais.

O evento acontece na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará durante esta semana. O objetivo é trabalhar a segurança das urnas e a transparência do processo eleitoral, homologar as soluções de aplicação de softwares das eleições e identificar eventuais problemas que existam para serem corrigidos.

“Das Eleições de 2016 para 2018 tiveram mudanças impactantes por conta da nova legislação eleitoral. Esses eventos nos proporcionam submeter os softwares em situação de estresses, de carga de funcionalidade o que é fundamental. Sem esses eventos a gente não consegue submeter os softwares as circunstâncias necessárias para saber se eles estão funcionando de acordo com o que é previsto”, esclareceu Júlio Valente, Chefe da Seção de Totalização de Resultados do TSE.

Para Emanuel Flexa, Coordenador de Soluções Corporativas, do TRE do AMAPÁ, disse que esses testes são fundamentais para ter mais segurança da execução do sistema durante as eleições. “Eu percebi que os sistemas estão mais maduros com relação a eleição passada. Ainda temos muitos testes para fazer e vamos detectar qualquer tipo de falha no sistema e corrigir a tempo”, afirmou.
A geografia do norte do país é desafiadora, uma vez que existem localidades onde só é possível levar a urna eletrônica através de aeronaves. Para comunicar é necessário tecnologia satelital.

Veja também:  Vereador Luiz Castilho reforça campanha pelo voto local para 2022

“Aqui, estamos reunidos com estados que tem características parecidas. Então, além de testar e repetir tudo que se faz em todas as regiões, aqui no norte vamos testar a transmissão via satélite”, destacou Rosana Magalhães, Secretária de Tecnologia da Informação do TRE do Acre.

O evento de teste em Campo dos Sistemas Eleitorais vai até o dia 27 de julho em Belém.

Deixe uma resposta