Artistas de Parauapebas são contemplados no Prêmio Expressões Artísticas 2015

Continua depois da publicidade

Cinco projetos culturais de Parauapebas foram aprovados no Prêmio Expressões Artísticas 2015, promovido pela Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP). São eles:

  • “Parauabreak – Batalha de Dança de Rua”, inscrito por Marcos Araújo;
  • “Grafite e Difusão Arqueológica”, de Madson Silva;
  • “Música e Poesia”, de William Barros;
  • “Banda Vamberto e Convidados”, de Vamberto Pereira; e
  • “Isso não é sobre você”, de Wanderson Costa.

A intenção, segundo a FCP, foi selecionar e premiar iniciativas artísticas expressivas da cultura paraense, “produzidas por realizadores individuais ou coletivos que se destacam no exercício da arte e ofício de diversas linguagens, que valorizem e deem visibilidade às atividades desenvolvidas pelo Pará”. Ao todo, 81 projetos foram premiados em todo o Pará.

A premiação foi dividida em duas categorias: realizadores iniciantes (com trajetória inferior a cinco anos) e realizadores experientes (com trajetória superior a cinco anos). O valor para cada projeto vencedor na categoria iniciantes é de R$ 2500,00. Já entre os experientes, o prêmio é de R$ 5.000,00 para cada um. Wanderson foi o único artista de Parauapebas premiado na categoria iniciante. O resultado foi homologado nesta quarta-feira, 11, pela presidente da Fundação Cultural do Estado do Pará, Dina Maria Cesar de Oliveira.

Programa Seiva

O Prêmio Expressões Artísticas 2015 faz parte do Programa Seiva de Incentivo e Fomento à Arte e à Cultura. O objetivo do Seiva é fomentar pesquisa, prática e produção da arte e do ofício em diferentes linguagens artísticas e socioculturais. O estímulo ocorre por meio de editais, prêmios, leis de incentivo e linhas de financiamento.