Parauapebas

Ação oferece novas perspectivas aos moradores de rua de Parauapebas

Proporcionar um recomeço para as pessoas em situação de rua e revitalizar a área conhecida como “pé inchado”, nas proximidades da Feira do Produtor Rural, é a proposta da Prefeitura …

Proporcionar um recomeço para as pessoas em situação de rua e revitalizar a área conhecida como “pé inchado”, nas proximidades da Feira do Produtor Rural, é a proposta da Prefeitura de Parauapebas, que iniciou na manhã desta quinta-feira (10) uma ação integrada entre suas secretarias e órgãos de segurança.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e parceria das secretarias municipais de Urbanismo (Semurb) e de Saúde (Semsa); Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Departamento de Arrecadação Municipal (DAM) e apoio das polícias Civil e Militar, vinte e dois moradores foram conduzidos para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

A gestora da Semas, Leudicy Leão, explica que o local possui outros problemas de ordem social. “Nem todos são moradores de rua. Existe um pequeno número de pessoas que utiliza o local para venda de drogas”, informou a secretária, completando que a organização da área “foi um pedido da própria população”.

Leudicy Leão disse ainda que, para chegar ao momento da operação, assistentes sociais, psicólogos do Centro Pop e uma parceria do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Semsa acompanham essas pessoas. Ela ressalta que deve haver vontade do próprio indivíduo em sair de sua condição atual.

“As pessoas em situação de rua, precisam recuperar a sua dignidade, autoestima, construção de vínculos com a sociedade, com a família, e principalmente com elas mesmas”, afirmou a titular da Semas.

image_large

Toda a ação aconteceu de forma pacífica e as pessoas retiradas do “pé inchado” foram recebidas no Centro Pop de Parauapebas. Implantado em fevereiro deste ano, o centro oferece serviços de higiene pessoal, corte de cabelo, alimentação, atendimento psicossocial, médico, jurídico, atividades de lazer, oficinas e documentação.

A coordenadora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Semas, Aldezilma Oliveira, relata que tirar essas pessoas que vivem nas ruas é uma tarefa muito intensa, em função do forte vínculo com esses espaços; o que requer um trabalho sistemático da equipe do Centro Pop, no qual precisamos desconstruir os vínculos com as ruas e reconstruir com os mesmos em um novo projeto de vida.

As pessoas de rua também contam com o Pop Rua, uma unidade de acolhimento que visa garantir condições de estadia, convívio e endereço de referência, com profissionais preparados para receber os usuários, enquanto se realiza um estudo diagnóstico detalhado de cada situação para realização dos encaminhamentos.

A Semurb realizará os serviços de revitalização do local, fazendo a limpeza, lavagem e retirada de lixo. O meio fio será pintado e uma nova iluminação instalada no local.

Fonte: ASCOM PMP

6 comentários em “Ação oferece novas perspectivas aos moradores de rua de Parauapebas

  1. Anônimo Responder

    Excelente oportunidade de mudar consideravelmente a imagem da cidade, ação muito bem administrada pela Semas, merecedores de aplausos sim!

  2. Arão Silva Responder

    Parabéns pela ação. Aquele espaço precisa ser higienizado e devolvido à população.

  3. Arão Silva Responder

    Parabéns pela ação. Aquele espaço precisa ser higienizado e devolvida a população.

  4. Leonardo Responder

    Uma postura da prefeitura que deve ser aplaudida por todos! Além de ser uma ação de cunho puramente social, é humana.

    Aplauso ao sr. Valmir!

  5. Anônimo Responder

    Parabéns a prefeitura por dar solução a uma situação que retratava a verdadeira degradação da sociedade através do efeito devastador do álcool. Recuperar a dignidade, é o que essas precisam neste momento.

  6. DE OLHO Responder

    Oque vão fazer??????????? colocar uns vasos de flor??????? posso estar errado mas dou muito 15 dias para os pé inchados voltarem, afinal eles são a cara de Parauapebas! Quer dizer de seus governantes !!!!!

Deixe seu comentário