Ação Global 2011 em Tucuruí neste sábado, 14

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Quem nunca teve uma certidão de nascimento ou documento de identidade e CPF poderá ter a oportunidade de conseguir retirar esses documentos importantes para exercer a cidadania no próximo sábado, 14, em Tucuruí, no sudeste do Estado.

De 9h as 17h, o Serviço Social da Indústria – SESI Pará em parceria com a TV Liberal/Rede Globo realizarão o grande mutirão de cidadania Ação Global 2011, no Ginásio Polo Esportivo de Tucuruí. na Av. 7 de Setembro, S/N – Centro.

Este ano, a coordenação do evento pretende realizar cerca de 30 mil atendimentos e beneficiar mais de 15 mil pessoas do município. Para isso, vai contar com a participação de mais de 1,5 mil voluntários de cerca de 40 entidades parceiras, como a Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A, as secretarias da prefeitura de Tucuruí, e demais entidades não governamentais que vão doar um dia inteiro do seu trabalho para contribuir com a cidadania e com a responsabilidade social.

“Quem não tem cidadania está excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade na sociedade em que vivemos. Um evento como este é uma oportunidade para milhares de pessoas conseguirem, em menos de 24 horas, recuperar direitos que lhe foram negados por toda a vida, como uma simples consulta médica e um documento de identidade”, explica José Olímpio Bastos, superintendente do SESI/Pará.

O Ação Global é realizado simultaneamente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Reúne, num único dia, milhares de voluntários com o objetivo de garantir mais cidadania à população carente, oferecendo serviços gratuitos nas áreas de educação, cidadania, saúde, esporte, cultura e lazer.

Programação: os serviços oferecidos pela Ação Global variam de acordo com o local e as parcerias estabelecidas em cada região. Em Tucuruí, serão oferecidos os seguintes serviços subdivididos em:

Saúde: consultas médicas e odontológicas, medição da pressão arterial, orientação para a prevenção de doenças, distribuição de preservativos, tipagem sangüínea, teste de HIV com resultado na hora e acompanhamento psicológico, medição de colesterol, vacinação, Fonoaudiologia, orientações sobre prevenção e controle de câncer.

Responsabilidade social e cidadania: emissão de documentos fundamentais como certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, orientação sobre Direito Trabalhista e Serviço Previdenciário, cadastro no Bolsa Família, corte de cabelo, entre outros.

Educação: ações de sensibilização para adultos retornarem à sala de aula, divulgação da educação infantil, ensino fundamental, educação do trabalhador, jogos educativos, oficinas de pintura e empreendedorismo, educação fiscal, ação educativa no trânsito e educação ambiental.

Cultura: Na parte cultural do Ação Global, a TV Liberal e a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da prefeitura de Tucuruí estão preparando uma extensa programação com shows de bandas regionais e apresentações artísticas para o público se divertir durante o evento.

Esporte e Lazer: O SESI vai levar uma equipe de educadores físicos para coordenarem torneios esportivos como jogos de futebol de travinha, voleibol de areia, apresentações de artes marciais, oficina de xadrez, cama elástica, jogos recreativos, entre outros.

Com informações do SESI-PA