Alunos da Educação Infantil de Canaã realizam caminhada pela conscientização do autismo

Neste sábado (01), o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência promove ação para pessoas com deficiência e familiares.

Continua depois da publicidade

Respeito pelo próximo começa desde pequeno. Por isso, logo às 7h, os alunos do Núcleo de Educação Infantil Edson Pedro da Silva realizaram uma caminhada de conscientização a respeito do autismo. O evento teve como objetivo fortalecer a campanha do Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, comemorado no dia 2 de abril.

Pais e responsáveis, alunos e servidores caminharam da escola, situada na Avenida São João, no Novo Horizonte 2, até o Centro Administrativo da prefeitura de Canaã. A prefeita Josemira Gadelha e o vice Zito Augusto participaram da ação.

Neste sábado (01), o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realiza uma ação para pessoas com deficiência e familiares que desejam acessar mais informações sobre as neurodivergências. Denominado “Mais informação, Menos Preconceito”, o evento será de 8h às 12h, na Usina da Paz.

A programação contará com café da manhã, entrega de camisetas, dinâmicas, palestras, apresentações culturais, rodas de conversas e muito mais. Além disso, será disponibilizada uma sala de recursos multifuncionais para crianças enquanto os pais participam das atividades e também serviços de emissão de cartão de estacionamento, inscrições para CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), exames de tipagem sanguínea e banho de piscina.

Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo

A data, estabelecida em 2007 pela Organização das Nações Unidas, procura disseminar informações para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam pessoas neurodivergentes.

Os transtornos do espectro autista (TEAs) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida.