ALEPA autoriza governo a obter empréstimo

Continua depois da publicidade

O governo estadual já tem autorização para obter financiamento da Caixa Econômica Federal para a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) expandir o sistema de abastecimento de água dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Alenquer, Moju e Castanhal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II).

Os deputados aprovaram o pedido de autorização do empréstimo à Caixa, no valor de R$ 202 milhões, sendo mais R$ 22 milhões de contrapartida que o Estado tem que apresentar.

As obras vão beneficiar, segundo informações contidas no projeto, 367 mil famílias, aumentando as ligações de abastecimento de água residenciais em 10.7 mil, e procurando melhorias da qualidade da água, a partir da recuperação de estações de tratamento. Serão realizadas obras de elevação, distribuição e instalação de abastecimento de água nos seis municípios beneficiados.

URGÊNCIA
A matéria foi enviada este mês para o Legislativo e tramitou em regime de urgência, conforme solicitado pelo Executivo estadual. Apesar de críticas das bancadas de oposição, todos os deputados presentes à sessão de ontem foram favoráveis à matéria.

“A casa deu um exemplo de compromisso com a população deste Estado”, justificou o líder do PSDB, José Megale, após a aprovação do projeto. Para ele, independente da postura política, situação e oposição devem se comportar com comprometimento com o desenvolvimento econômico e social do Pará. “Hoje aqui demonstramos esta consciência”.

Apesar do apoio à matéria, membros da bancada petista criticaram a escolha dos municípios e pediram explicação sobre a seleção beneficiada. Segundo o deputado Milton Zimmer, na primeira etapa do PAC outros municípios estavam incluídos para serem beneficiados com as obras de saneamento, mas foram excluídos da segunda etapa. Como por exemplo, Paragominas, Parauapebas, Altamira, Itaituba, Cametá e Tucuruí.

Fonte: Diário do Pará

Deixe seu comentário

Posts relacionados