Aldeias indígenas de Pau D’Arco estão em lockdown

O avanço descontrolado da pandemia de covid-19 entre os indígenas e a população do município levou o prefeito Fredson da Silva a tomar a medida rigorosa, a fim de frear a contaminação

Continua depois da publicidade

Por meio do Decreto Municipal 065/2020, datado de ontem, 18 de junho, o prefeito de Pau D’Arco, Fredson Pereira da Silva, determinou lockdown nas aldeias indígenas do município. O objetivo é conter o avanço descontrolado da pandemia de covid-19 entre aquelas populações e os habitantes da área urbana.

O documento recomenda aos profissionais de Saúde de Pau D’Arco, que todo atendimento aos indígenas da etnia Kayapó seja feito na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Kayapó NHKTURE, localizada na Aldeia Gleba Las Casas, destinada exclusivamente a receber aquela população, sem que tenham de se deslocar à sede municipal ou aos postos de saúde do município. Esses atendimentos, destaca o decreto, devem ser feitos sob a coordenação da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e Funai (Fundação Nacional do Índio).

O decreto proíbe a circulação dos Kayapó na zona urbana e nos distritos do município, fora dos limites das aldeias, e suspende todas as atividades não essenciais. O deslocamento dos indígenas fora do que determina o documento só será permitido para a realização de atividade “reconhecidamente essencial e imprescindível, devidamente justificada, na forma da legislação em vigor”.

Em caso de resistência ao que determina o Decreto 065/2020, quanto ao cumprimento das medidas de prevenção de Saúde Pública, os servidores municipais estão autorizados a comunicar imediatamente às autoridades, para que sejam tomadas as providências adequadas.         

Veja a íntegra do Decreto