A Secretaria Estadual de Saúde do Pará informou nesta quarta-feira que subiu para 26 o número de mortes por gripe suína no Estado no período de 3 de janeiro a 3 de abril. Oito vítimas eram grávidas.
Ao todo, segundo a secretaria, já foram notificados 491 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave com hospitalização. Desses, 183 foram confirmados para Influenza pandêmica, 230 foram descartados após análises e outros 78 pacientes ainda aguardam resultado de exames laboratoriais.
Os óbitos ocorreram em 17 dos 143 municípios do Estado, sendo a maioria no nordeste e na região metropolitana paraense. As cidades onde mais houve óbitos foram a capital e Parauapebas, no sudeste do estado, com três mortes, além de Ananindeua, na região metropolitana e Santarém, no oeste paraense, com duas mortes cada.
O Hospital Santa Casa de Misericórdia confirmou nesta quarta que o caso de um índio Munduruku de 59 anos, nascido no município de Itaituba, sudoeste paraense, é gripe A. O índio está internado no hospital desde o dia 24 de março e teve seu diagnóstico confirmado no dia 29 do mesmo mês. De acordo com o boletim médico, o indígena tem estado geral bom.