Ações preventivas contra câncer de mama e colo do útero são realizadas em Canaã dos Carajás

Exame clínico da mama, coleta de Preventivo de Colo Uterino e palestras voltadas para as mulheres fazem parte da programação do Outubro Rosa
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde promove ações preventivas contra o câncer de mama e colo do útero nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural de Canaã dos Carajás. A programação voltada para as mulheres faz parte da Campanha Outubro Rosa.

Segundo a Secretaria de Saúde, estão sendo realizadas atividades com o objetivo de conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce. As mulheres que forem nas UBS farão coleta de PPCU (Preventivo do Colo Uterino), exame clínico da mama, avaliação odontológica e atendimentos médico e de enfermagem, além de palestras e exibição de vídeos educativos.

Câncer

O câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente nas mulheres – atrás apenas do de mama e do colorretal – e a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele é causado pela infecção persistente do papilomavírus humano (HPV). A doença, entretanto, pode ser descoberta durante exame de rotina e atinge altas taxas de cura quando detectada e tratada no início.

Já o câncer de mama é o mais prevalente entre mulheres no mundo, mas tem altas taxas de cura se detectado no início, por meio do autoexame, ou da mamografia, que é recomendado partir dos 40 anos, ou para rastreamento em casos suspeitos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia.

Por Dayse Gomes