Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense imortaliza Charles Trocate, líder do MST

Continua depois da publicidade

Charles TrocateO jornalista, advogado e blogueiro Ademir Braz, do Blog Quaradouro, em Marabá, informa que o líder do Movimento Sem Terras no sul do Pará, e poeta por convicção, Charles Trocate, tomou posse no último dia 29, em Marabá, na Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, assumindo a cadeira de número 16, que tem como patrono o escritor paraense Dalcidio Jurandir.

Trocate publicou os livros Poemas de BarricadaBernardo, e aguarda a impressão de Conversa com Louças e Casa das Árvores, inéditos.

Terezinha GuimaraesAdemir Braz informa ainda que a escritora Terezinha Guimarães, da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense recebeu menção honrosa com o texto Campo Minado, na categoria Prata do concurso literário “Vozes & Voci 2012”.

A premiação oficial será no dia 13 de julho 2012 em Milão, Itália, durante a semana cultural organizada pela promotora do concurso no Pavilhão das Nações durante a 22°ª Expo Festival Latino Americano.

Atualmente, Terezinha Guimarães encontra-se em Belo Horizonte, recuperando-se de cirurgia e, por isso, não deverá comparecer ao evento. Não obstante, seu certificado será enviado pelo correio.

16 comentários em “Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense imortaliza Charles Trocate, líder do MST

  1. Parauapebas Júnior Responder

    Sra. Ana Valverde, sou filho de Parauapebas e amo esta cidade, dai o pseudônimo, se a senhora não gosta de nossa cidade, que vá embora. A Sra. Inicia seu comentário me chamando de petulante, mas ofende Parauapebas e Parauapebenses ao afirmar que se declarar filho daqui, é frescura. Ofende a Academia de letras do sul e sudeste do Pará, que a sra. Chama de “Essa academia” e sobretudo ofende aos demais imortais, ao afirmar que um único membro é maior que toda a ALSSP, e ainda ofende os amantes da música sertaneja. Isso sim é que é ser petulante, entendeu?, Afirma que Charles trocate é maior do que imagino, pode até ser, mas é bem menor do que a sra. Imagina. Afirma ainda que todos se rendem a ele devido a “pratica política e artista”, seja lá o que isso queira dizer, eu não me rendo não, e junto comigo todas as pessoas que prestam. A prática política dele é jurássica condenada à lata do lixo. A arte, bem a arte, achei um livro dele jogado na rua, li um pedacinho e joguei fora de novo, desta vez na lata do lixo. E finaliza seu comentário eivado de erros de toda sorte, me convidando para uma conversa sobre literatura e filosofia, mas não, obrigado sra. Ana. No meu dia a dia, desavisado, converso com muitas pessoas desagradáveis, mas quando posso evitar, prefiro não fazê-lo com esquerdopatas.

  2. eder Brasília Responder

    Parauapebas Júnior concordo com vc não sei no caso deste Charles, mas a maioria desses defensores sociais, á fim de colocar suas idéias em práticas chegam como bonzinhos, mas depois mostram os dentes ou as armas foi assim que fazia o Hitler, está acontecendo na Venezuela o encontro FORO DE SÂO PAULO, dizem que é para o bem dos latino-americanos, só que é uma organização formada pelas FARCs, Fidel Castro, e outros ou seja terroristas e ditadores, o que esperar de uns caras desses, mas para ganharem posição e domínio chegam como salvador da pária, defedendo as mulheres, sem terras, trabalhadores sindicalizados; ou seja chegam como deus, e depois vira ou mostra que são os diabos.

  3. Nome (obrigatório) Responder

    Mocinho, “Parauapebas Junior” que frescura de nome,

    Deves como em outros comentarios teus, a mesma petulancia de sempre, a ignorancia é uma praga. Não convivo com Charles Trocate, tenho dele todos os poemas e livros publicados. E digo, inclusive o trecho que colocas ai, em cima entre parenteses, traduzido para o inglês e hospedado no site de uma universidade da Inglatera. São dos bons.

    Ele, tenho certeza já fez mais por essa região do que você, do que o latifundio, que creio ser tu puxa saco de fazendeiro, ou um como capim por ai…

    Interprete como queira interpretar mais deixe quieto a arte, a boa arte. E penso que os poemas de Charles Trocate são em boa medida a beleza que enfrenta a riqueza. Vá ao Google pesquise sobre Charles Trocate e vais ver que ele é bem maior do que imaginas, todos se rendem a ele. Imagino que pela sua pratica politica e artista.

    Parabens, ao Charles Trocate que para mim é tambpem maior do que essa academia.

    Ana Valverde/Parauapebas

    Obs, e se quiseres conversar sobre literatura, filosofia estou a disposição, só não converso sobre musica sertaneja, sobre boi e vaca.

  4. Parauapebas Júnior Responder


    anônimo:

    Prêmio à sensibilidade de seus poemas e ainda por ter como patrono nosso saudoso marajoara Dalcídio Jurandir, de “Chove nos Campos de Cachoeira”. Em seu tempo, também como charles, Dalcídio lutou e sofreu as agruras de quem luta por uma sociedade mais justa e humana. (Cris e Zé)

    Cris e Zé, prêmio à sensibilidade? sobre qual sensibilidade estamos falando? Quando ele escreve besteiras incentivando e fazendo apologia à violência, como este lixo. “Trecho de um poema de Charles Trocate – Vozes da Terra
    “…
    Trecho de um poema de Charles Trocate – Vozes da Terra
    “…
    Não estamos deserdados
    Da terra,
    Caminhamos com o seu fulgor,
    Conhecemos a nossa legitimidade
    Como também a justeza dos disparos
    E seus pesadelos!
    Faremos da desigualdade da batalha
    A beleza da vitória!
    Do lugar de morrer,
    O lugar de sonhar
    Do lugar de ceder,
    O passo de avançar.”
    Esse é o verdadeiro sentido da luta.
    a.”, (Os comentários não aceitam grifo, chamo a atenção para “Como também a justeza dos dos disparos”) Ou quando ele se esconde em um gabinete com ar condicionado e incita a massa de manobra a invadir, depredar, agredir, tudo na esperança de conseguir alguns cadáveres para que possa faturar em cima? Quanta sensibilidade, não é mesmo, Cris e Zé?

  5. Ademir Braz Responder

    Em nome da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, na qual ocupo a Cadeira n. 07, agradeço a divulgação do nosso novo membro, Charles Trocate, e informo que, junto com ele, tomou posse o também poeta Airton Souza.
    Cordialmente

  6. anônimo Responder

    Prêmio à sensibilidade de seus poemas e ainda por ter como patrono nosso saudoso marajoara Dalcídio Jurandir, de “Chove nos Campos de Cachoeira”. Em seu tempo, também como charles, Dalcídio lutou e sofreu as agruras de quem luta por uma sociedade mais justa e humana. (Cris e Zé)

Deixe seu comentário

Posts relacionados