Canaã dos Carajás: agressão tira paraense de Mundial Paraolímpico

Continua depois da publicidade

Do Portal ORM
Um caso de violência gratuita tirou a chance do atleta paraolímpico, Rayfran Pontes, de disputar o Mundial da Turquia, em abril deste ano. O jovem, de 18 anos, que é o único e o primeiro atleta do gênero da região norte do Brasil a ser convocado para o campeonato, foi agredido na rodoviária de Canaã dos Carajás, no sudeste paraense. O motivo: o fato de ser cego. Um corte na mão, que se estendeu até o pulso, impossibilita seu desempenho judô, no Mundial. O caso está sendo apurado na delegacia do município.

JudoSegundo o treinador de Rayfran, Sérgio Soares, o caso aconteceu por volta das 15h30 da quinta-feira (10), quando o atleta tentava voltar de uma visita à casa da irmã, para Parauapebas, onde mora.

Pontes foi até a rodoviária do município e solicitou a emissão de seu passe livre. Inicialmente a atendente da cooperativa de vans emitiu o documento, mas depois tentou desfazer a operação. ‘Quando ele já estava sentado esperando a van, ela retornou e mandou que ele devolvesse o passe porque não tinha direito ao benefício. Ela disse ainda que ‘cego não era bem-vindo nessa cidade’, informou o treinador Sérgio Soares.

O atleta reagiu às ofensas reivindicando seus direitos, e, sob protestos, disse que pagaria a passagem. ‘Mas eles queriam colocar o Rayfran na última van’, denunciou o treinador. Diante do fato e das reclamações do atleta, o dono da cooperativa, dois motorista e a atendente, repetiram os comentários ofensivos, ‘Eles disseram que cego não era bem-vindo na cidade e o motorista disse que nenhum cego andaria na van dele’, reclamou.

No calor da discussão, os funcionários da cooperativa passaram a agredir o atleta, segundo informou o treinador. ‘Eles começaram a empurrar o Rayfran de um lado para o outro e em um desses empurrões ele, como é cego total, ficou sem noção de espaço, e se apoiou no vidro do guichê, onde cortou o dedo da mão direita até o pulso’, lamentou o treinador. O corte foi profundo e houve necessidade de fazer vários pontos.

Na hora do incidente, Rayfran estava em companhia da irmã e de uma sobrinha de 4 anos. Segundo o treinador, na tentativa de defender Rayfran, a irmã dele também foi agredida, com um tapa no rosto.

Ainda segundo o treinador, os agressores, ao todo quatro, ainda tentaram invadir o hospital municipal de Canaã dos Carajás, onde o atleta foi atendido, fato que foi contornado com a chegada de policiais. ‘Isso é uma vergonha! É revoltante para nós! Puro ato de selvageria, sadismo!’, desabafou o treinador.

Com o ferimento, Rayfran Pontes, não tem condições de participar do Mundial da Turquia. Segundo seu treinador, o caso foi informado imediatamente ao Comitê Paraolímpico Brasileiro, que o cortou da Seleção. Rayfran já estava com viagem marcada para São Paulo, onde iria começar os treinamentos para o Mundial, que acontece em abril, na Turquia.

‘’Ele é o único atleta do norte do País e o primeiro convocado para uma seleção brasileira. Estava se preparando há dois anos para isso. Não é porque é um atleta, mas é um deficiente visual. Denunciamos porque queremos que isso não aconteça mais aqui e em nenhum lugar do mundo. Essas pessoas pagam impostos, tem direito de ir e vir. Aqui não é terra sem lei’, desabafou o treinador Sérgio Soares.

O caso foi registrado na delegacia de Canaã dos Carajás na manhã desta sexta-feira (11) O atleta já fez exame de corpo de delito e os acusados devem ser ouvidos ainda hoje.
[ad code=4 align=center]

15 comentários em “Canaã dos Carajás: agressão tira paraense de Mundial Paraolímpico

  1. Anônimo Responder

    Canaã esta povoada por pessôas de baixa instrução , vejo as placas de transito que se tivessem uma foto de bananas ou qualquer outa fruta teria o mesmo efeito, pois eles não conseguem diferenciar uma placa de transito de outra, com certeza estes motoristas de vans que aprenderam a dirigir girico nestas fazendas ,não tem o menor conhecemento de legislação de transito, e trazem para o convivio da sociedade os habitos que adquiriram lidando com bois. Quer um exemplo ? dê umas passadas na praça nos finais de semana, é comum ver animais montados por eles transitando por entre crianças que se divertem no unico lugar público em canaã, os animais fazem suas necessidade na praça e é motivo de risadas de seus condutores.Motoqueiros que atravessam a praça como se lá não houvesse ninguem, condutores com o som tão alto que incomoda quem está nos restaurantes ou proximo. O pior é que eles acham que estão certos. A pessôa que deveria controlar estas questões referente pelo menos as vans é totalmente conivente e participante , visto o ocorrido com Rayfran, o caso Rayfran dá uma amostra do gráu de covardia que eles são capazes de praticar.

  2. CRV Responder

    ESSES DONOS DE COOPERATIVAS, ESSES MOTORISTA E ESSA ATENDENTE, NÃO TEM DIGNIDADE, SAO UM MONTE DE URUBUS QUE SO ESTAO INTERESSADOS EM GANHAR DINHEIRO, NAO TEM EDUCAÇAO, SO O QUE SABEM FAZER É AGREDIR AS PESSOAS,ELES DEVEM SER PUNIDOS, DEVEM IR PARA CADEIA E APANHAR PARA SABER SE É BOM JA QUE ELES SO SABEM BATER ALEM DE TUDO AINDA SAO RACISTAS, CEGO TAMBÉM É GENTE E TEM ATÉ MAIS DE DIREITOS QUE NOS NA SOCIEDADE.
    TEMOS QUE DAR UM JEITO DE COLOCAR ESSES BANDIDOS NO LUGAR QUE ELES TEM QUE ESTA, LUGAR ESTE QUE É A CADEIA.

  3. Aurea Paula Responder

    é uma falta de vergonha muito grande de um bando de selvagens destes, nós enquantos usuarios destas “porcarias” chamadas de transporte alternativo, devemos boicota-las e não ficar calados diante de uma situação dessa, a unica chance que teriamos do nosso estado ser representado, foi cortado por causa de um bando de selvagens, truculentos mal educados e outros adjetivos +, espero sinceramente que as autoridades tomem providencias, não deixem esse caso se tornar mais um, manifesto aqui minha solidariedade ao atleta Raifran, sua familia e ao tecnico, e meu repudio aos vanzeiros cobradores e Coopertivas, eles precisam urgetimente passar por recliclagem ou mesmo voltarem pra sala de aulas se é que alguns tem estudo, bano de animais!!

  4. Anônimo Responder

    Vejo todos os dias o desrespeito desses “profissionais” e pelo que vejo, não é só em Parauapebas que tais vanzeiros são irresponsáveis. Talvez se houvesse concorrência, as coisas melhorassem. Seria bom se a população, que sente na pele o péssimo serviço oferecido por essas cooperativas, escolhessem por meio de plebiscito se quer van ou ônibus, pois no BRASIL, VAN é transporte alternativo , e não a única alternativa para o cidadão, que após um dia exaustivo de trabalho é obrigado a ter que andar em um meio de transporte que não oferece segurança e muito menos respeito para com o usuário… ABAIXO AS VANS!!!!!!

  5. Maria Oliveira Responder

    Eu só preciso dos nomes dos agressores, principalmente do motorista e da atendente, pq o do presidente eu já sei. Vou fazer uma matéria e enviar para todos os jornais locais, vamos mostrar a cara desses bandidos para a população.

  6. Vicente Reis Responder

    O mínimo queria deveria ocorrer é que esses animais tinham que perder o direito de operar, pois provou-se com isso, que eles não têm a menor condição e/ou preparo para lidar com seres humanos. A cooperativa TEM que expulsá-los ou o governo municipal tem que responsbilizá-la (a cooperativa), já que são seus associados, os bárbaros.

  7. PROF. SERGIO TEC. DE RAYFRAN Responder

    RAYFRAN MESQUITA PONTES É UM JOVEM DE 18 ANOS QUE TREINA JUDÔ A 3ANOS, FAZ PARTE DO PROJETO JUDÔ SOLIDÁRIO QUE É COORDENADO POR MIM COM APOIO DA SECRETARIA DE ESPORTE DE PARAUAPEBAS, MUNICIPIO ONDE RESIDIMOS.
    RAYFRAN É CEGO B1 OU SEJA CEGUEIRA TOTAL, PARA QUE FOSSE CONVOCADO PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA TEVE QUE PASSAR POR VARIAS ETAPAS DE SELETIVAS EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO , ONDE CONSEGUIU BONS RESULTADOS MESMO COM POUCO TEMPO DE JUDÔ. A ULTIMA SELETIVA FOI EM NITEROI ONDE FICOU COM A 2ª COLOCAÇÃO MAS DEVIDO SEU BOM DESEMPENHO TECNICO E SUA DISCIPLINA, FOI VISTO PELA EQUIPE TECNICA COMO UMA REVELAÇÃO, ASSIM SENDO FOI IMEDIATAMENTE CONVOCADO PARA AS FASES DE TREINOS COM A SELEÇÃO VISANDO AS COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS CONFORME O CALENDÁRIO EM ANEXO. FOI A 1ª VEZ QUE ISSO ACONTECEU NA REGIÃO NORTE DO PAIS.

    RAYFRAN COMO JÁ DISSE MORA EM PARAUAPEBAS, FOI UM JOVEM QUE FOI PERDENDO A VISÃO AOS POUCOS E AO MESMO TEMPO AS OPORTUNIDADES. PERDEU AMIGOS, PERDEU A VONTADE PELA ESCOLA E DEPOIS SEU GRANDE E COMPANHEIRO: SEU PAI, PORÉM VIU NO JUDÔ UMA FORMA DE RECOMEÇAR TUDO, E FOI OQUE QUE FEZ. O ESPORTE TIROU ESSE RAPAZ DAS RUAS, DO ALCOOL, DAS DROGAS E REINSERIU NA SOCIEDADE. ESTA TERMINANDO O ENSINO MÉDIO, NAO BEBE , MORA COM SUA FAMILIA E É QUERIDO E CONHECIDO EM TODA A CIDADE.

    ALEM DE TREINAR JUDÔ ELE TAMBÉM TREINA JIU-JITSU , MOTIVO QUE O LEVOU A CANAÃ DOS CARAJÁS NA QUARTA FEIRA , APROVEITANDO TAMBEM PARA VISITAR SUA IRMÃ QUE TAMBEM MORA NESSE MUNICIPIO QUE FICA 63 KM AQUI DE PARAUAPEBAS. TREINOU COM ALGUNS AMIGOS NOSSOS DE LÁ E DORMIU NA CASA DE SUA IRMÃ COM OBJETIVO DE RETORNAR A PARAUAPEBAS SOMENTE NA QUINTA FEIRA. POR VOLTA DAS 15:00 HS DE QUINTA FEIRA ELE SE DIRIGIU AO GUICHÊ DAS VANS QUE FAZEM LINHA ENTRE OS DOIS MUNICIPIOS ACOMPANHADO DE SU IRMÃ E A FILHA DELA UMA CRIANÇA DE 4 ANOS, CHEGANDO LÁ FORAM ATÉ A ATENDENTE E SUA IRMÃ SOLICITOU UMA PASSAGEM PORÉM LOGO DEPOIS RAYFRAM A CORRIGIU INFORMANDO A FUNCIONÁRIA QUE ELE TINHA DIREITO AO PASSE LIVRE, MESMO SOB PROTESTO ELA EMITIU SEU PASSE, MAS ASSIM QUE ELES SAIRAM DO GUICHE PARA SENTAREM E ESPERAR A CONDUÇÃO, O MOTORISTA QUE JA ASSISTIA A TUDO DE LONGE FOI ATÉ AO GUICHÊ E INFORMOU A ATENDENTE QUE ELE NÃO TRANSPORTARIA NENHUM CÉGO EM SUA VAN E QUE ERA PRA ELA COBRAR A PASSAGEM NORMAL, E ASSIM ELA FEZ.
    RAYFRAN PROTESTOU DIZENDO QUE ELE TINHA DIREITO AO PASSE LIVRE E QUE SEMPRE UTILIZARA AQUELE SERVIÇO MESMO CONTRARIANDO OS VANSEIROS, MAS MESMO ASSIM ELA INSISTIU QUE ELE NÃO TERIA DIREITO, FOI QUANDO SUA IRMÃ INTERVIU A SEU FAVOR E HOUVE UMA CALOROSA DISCURSÃO ENTRE AS DUAS. SENDO ASSIM RAYFRAN AINDA NO SEU DIREITO, RESOLVEL PAGAR A PASSAGEM ALEGANDO QUE TERIA QUE VIR DE QUALQUER JEITO PARA PARAUAPEBAS PORQUE TREINARIA A NOITE. MAS EM UM ATO DE PURO PRECONCEITO O MOTORISTA DA VAN ACOMPANHADO DO PRESIDENTE DA COOPERATIVA DISSERAM QUE MESMO PAGANDO ELE NÃO IRIA PORQUE EM CANAÃ NAO TEM ESPAÇO PRA CÉGOS E AINDA MAIS QUANDO TAMBÉM SÃO DOIDOS. NESSA HORA RAYFRAN SE EXALTOU E PEDIU QUE O RESPEITASSE PELO MENOS COMO CIDADÃO JA QUE ESTAVA DISPOSTO A PAGAR ATÉ UM VALOR MAIOR DO QUE É COBRADO( R$ 10,OO). FOI QDO O MOTORISTA O PUXOU PELO BRAÇO E DISSE QUE ELE SAISSE DALI . DAI EM DIANTE EM UM ATO DE COVARDIA, TODOS OS TRES SE JUNTARAM E COMEÇARAM A EMPURRA-LO DE UM LADO PARA O OUTRO . TENTANDO SE DEFENDER SEM NOÇÃO DE ESPAÇO POR CONTA DE SUA DEFICIÊNCIA, FOI ENPURRADO DE CONTRA O VIDRO DO GUICHÊ TENDO SUA MÃO DIREITA CORTADA, DO DEDO POLEGAR ATÉ O PULSO , TEVE SUA SOBRINHA TAMBEM ESPANCADA JA QUE A CRIANÇA TAMBEM TENTAVA DEFENDE-LO.
    UM POPULAR QUE ASSISTIA IMPOTENTE A TODO O ATO DE SELVAGERIA O SOCORREU, COLOCANDO-O EM UM TAXI QUE PARTIU EM DIREÇÃO AO HOSPITAL MUNICIPAL DAQUELA CIDADE. QDO CHEGOU FOI IMEDIATAMENTE ATENDIDO PELA EQUIPE MEDICA QUE SE SENSIBIZOU COM SEU ESTADO DE SUA SAÚDE.
    QUANDO ESTAVA SENDO FEITO O PROCEDIMENTO EM SEU FERIMENTO, CHEGARAM NO HOSPITAL O PRESIDENTE DA COOPERATIVA, O MOTORISTA DA VAN E O ESPOSO DA ATENDENDE QUE TAMBEM É MOTORISTA. E MAIS UMA VEZ EM ATO DE BESTIALISMO TENTAVAM ENTRAR PARA LINCHAR RAYFRAN ALEGANDO QUE IAM FAZE-LO PAGAR DE QUALQUER JEITO O VIDRO QUE ELE HAVIA QUEBRADO. FORAM IMPEDIDOS PELA DIRETORA DO HOSPITAL QUE ACIONOU A POLICIA , PORÉM ANTES DE PARTIREM EM FUGA UM DLES AINDA DESFERIU UM TAPA NO ROSTO DA IRMÃ DE RAYFRAN QUE TAMBEM TENTAVA IMPEDIR QUE ENTRASSEM PARA ASSAICINAR O IRMÃO.

  8. Rog. Responder

    o unico representante do norte foi cortado por falta lei. se tivese essa van não tariam mais na linha. parauapebas;canaã, maraba.tem que ter trasporte copativel.vcs não acha?

  9. Elleno White Responder

    Está na hora das autoridades observarem mais de perto a atitude truculenta que esta máfia travestida de “cooperativa” trata seus passageiros, que não tem escolha de transporte entre Canaã – Parauapebas. Muitas vans são sucateadas, não respeitam horário tampouco lotação máxima de cada veículo e cobram o km rodado mais caro do Brasil… Mas é claro, sendo o Brasil o “país da impunidade”, Canaã dos Carajás deveria ser sua capital…
    Desculpem-me o desabafo.

  10. LUIZ Responder

    BANDO DE SACATRAPA, TEM QUE DAR UMA BOA LIÇÃO A ESSA TURMA DE BANDIDOS, TEM QUE DAR UMA BOA SURRA NESTES MERDAS.
    NÃO TINHA NINGUÉM PARA AJUDAR ESSE RAPAZ, NÃO TINHA NINGUÉM ??? QUE VONTADE DE VOLTAR PARA O BRASIL DE ONDE NASCI, ONDE AS PESSOAS LEVANTAM PARA DAR O LUGAR PARA UMA PESSOA DE IDADE, UMA GRÁVIDA OU GESTANTE, QUE SAUDADE, QUE VONTADE DE IR EMBORA DESTE LUGAR SUJO.

  11. RAIMUNO JOSE Responder

    Prezado Sr: Gilvan,

    Não é bem isso que as pessoas e a impressa esta comentando, Relato de testemunhas dá conta que o Senhor também estava envolvido nesse episodio, inclusive o senhor foi visto nas proximidades do hospital municipal acompanhados por pessoas ligadas diretamente ao fato. Verdade ou mentira o senhor devia esclarecer melhor os fatos e apontar os autores desse absurdo, já que você é responsável por fiscalizar e punir tais exageros praticados por membros da cooperativa ao qual o senhor é presidente há muitos anos. Na verdade a educação dos membros e motoristas da cooperativa de transportes alternativa de Canaã dos Carajás passa longe de ser razoável, deveriam fazer vários cursos de reciclagem e boas maneiras.

  12. GILVAN Responder

    TUDO QUE FAZEMOS DE BOM OU DE RUIM, DIANTE DE DEUS É SEMENTE.
    ISSO SIGNIFICA QUE TUDO O QUE PLANTARMOS, CERTAMENTE VAMOS COLHER.
    A JUSTIÇA É CEGA SGUNDO A CONSTITUIÇÃO DEPENDENDO DE QUEM PRATICA O ATO O TERMO CEGA, RECEBE DUPLO SENTIDO. MAS CERTAMENTE QUEM FEZ ESSA BARBARIE VAI COLHER O FRUTO DA QUAL SEMEOU A SEMENTE ISSO PODE PASSAR O TEMPO QUE PASSAR MAS NO TEMPO CERTO COLHERÁ.
    LAMENTO RAIFRAN POR ADIAR SEU SONHO DEVIDO A ESTA BRUTALIDADE MAS NÃO DESISTA A SUA VITÓRIA VAI ENVERGONHAR ESSA CLASSE DE DESUMANO.

  13. Nome (obrigatório) Responder

    Isso é um absurdo!!Pois á unica vez que o estado do pará tem um lutador pra nos orgulhar nas paraolímpiadas, vem esses marginais dizendo que são cidadões,e acaba o nosso sonho,de ver esse rapaz subir ao pódio!!Fica minha pergunta isso vai ficar impuni??????

  14. Nome (obrigatório) Responder

    passou da hora da população começar a quebrar essas vans e já tem de ter um serviço de transporte regular em canaan e em parauapebas também. pois esses vanzeiros fazem o que quer com os passageiros. cadê o ministério publico? cadê as autoridades?

  15. bruno Responder

    Isto que este bando de vagabundo fizeram com este rapaz e uma vergonha duvida se ele tem coragem de fazer isso com uma pessoa normal só pq o Rayfran e cego? Cadê a população de Canaã de Carajás que não ajudo o rapaz? A população tinha era q ter linchado este dono da cooperativa e estes dois motoristas da van e esta mulher, que fez isso com Rayfran. Duvido Zé Dudu se estes 4 vagabundo já estão preso duvido muito. Agora se fosse o Rayfran que tivesse agredido um deles ele tava preso. Agora quando e que rapaz vai ter uma chance de disputar outro campeonato deste. Quando tem a chance de dispute um campeonato deste nível vem um bando de vagabundo faz isso com um jovem deste, o rapaz que não mexe com ninguém…

Deixe seu comentário

Posts relacionados