A expectativa é de casa cheia neste sábado (8), durante a realização da 7ª Cavalgada da Expo21, no Projeto de Assentamento Grande Vitória (Km 21 da Rodovia Transamazônica, sentido Itupiranga), em Marabá. A organização estima a participação de aproximadamente 10 mil pessoas, o dobro do público registrado na edição de 2025. A programação terá início às 9 horas com a cavalgada, que sairá da Vila Boa Esperança do Burgo em direção à Vila Santa Maria, onde a chegada está prevista para o meio-dia. No local será servido almoço com churrasco aos participantes.
A festa prossegue durante a tarde com apresentações dos DJs Jonh Play e Hifi, além da participação de equipes de som automotivo via rádio. Também estão confirmados os shows do cantor tocantinense Pancadão do Piseiro, de Palmas (TO), e do sertanejo Brendo Costa, de Parauapebas (PA).

A animação do percurso ficará a cargo da locutora Luanna Marabá, conhecida como A Casca de Bala, com apoio do Trio Cidade. A previsão é de que cerca de 350 cavaleiros e amazonas participem do desfile, representando as comitivas Amigos da Poeira (anfitriã), Fazenda JR Saraiva, Boa Esperança, Santa Cruz Lastância, Rancho São Benedito (Km 16), Pé de Serra (Primeiro de Março), além de grupos independentes.
A Expo21 é promovida pela Associação dos Agricultores Familiares do PA Grande Vitória – Km 21, presidida por Elizabeth de Freitas Alves, a Lizô. A cavalgada tornou-se uma das principais manifestações culturais da zona rural de Marabá, reunindo famílias, produtores e comunidades em um evento que busca fortalecer a agricultura familiar, o agronegócio, a cultura regional e a economia local.
Apoios
A realização conta com o apoio oficial da Prefeitura de Marabá, além de patrocínios e parcerias de agricultores, pecuaristas, empresas do setor agropecuário e de outros segmentos. A articulação com poder público é conduzida pelo vereador Dato do Ônibus, reconhecido pelo incentivo às cavalgadas realizadas na zona rural do município. Segundo ele, o apoio às comunidades rurais continuará sendo prioridade do mandato.

“Me sinto feliz em exercer um mandato a serviço do povo. A Expo21 e os assentamentos rurais estão entre as prioridades do nosso trabalho”, afirmou, ele.
Na preparação para o evento, a Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) executou serviços de limpeza das vilas, retirada de entulhos, piçarramento e terraplenagem das ruas. Os trabalhos foram acompanhados pelo coordenador da Zona Rural da secretaria, Heverson Lúcio Ximendes Silva, o Nefa.
O prefeito Toni Cunha também enviou uma mensagem aos moradores do Km 21: “Temos muita coisa boa para produzir aqui, cuidar de vocês e melhorar a qualidade de vida da população.”
Novas reivindicações
Lizô agradeceu o apoio recebido da Prefeitura de Marabá e informou que pretende apresentar uma pauta de reivindicações ao Executivo Municipal. Entre os principais pedidos estão a conclusão do sistema de abastecimento de água, pavimentação em bloquetes — que, segundo ela, já estão sendo produzidos pelos detentos da Unidade de Reinserção do Regime Semiaberto de Marabá (URRS), construção de uma área de lazer na antiga lagoa, implantação de uma praça e de uma quadra esportiva na escola da comunidade.
Quanto à Secretaria Municipal de Agricultura, a entidade reivindica a entrega de madeiras e estacas cuja doação foi autorizada pelo Ministério Público, recuperação das estradas vicinais com instalação de bueiros, abertura de tanques para piscicultura, fornecimento de cinco kits de apicultura e ampliação da mecanização agrícola.
Espaço para expositores
Empresas, ambulantes e comerciantes interessados em divulgar, expor ou comercializar produtos durante a Expo21 podem obter mais informações pelo WhatsApp (94) 99272-9237.
(Texto: Assessoria da Expo 21)


