Neste domingo (18 de outubro) o Brasil comemora o Dia do Médico, que em 2009 traz um questionamento especial para a categoria, hoje com cerca de 280 mil profissionais no país e cerca de 5,5 mil em atividade no Estado do Pará, segundo o CRM-PA.
Este blog cumprimenta todos os médicos do Brasil e de Parauapebas em especial pela data, lembrando que a Revista Veja – São Paulo publicou recentemente, mais precisamente em setembro de 2009, pesquisa com médicos de todo o Brasil. Acompanhe na tabela abaixo os resultados da mesma:
O melhor de ser médico – 50% ajudar as pessoas – 33% desafio intelectual da medicina – 5% influenciar novas gerações – 2% ser visto como modelo pela sociedade – 1,5% o salário – 8,5 diversos outros |
O pior de ser médico – 23% excesso de horas trabalhadas – 13% pressão dos convênios médicos – 13% o salário – 12% ter que trabalhar em mais de 1 lugar – 8% pressão dos pacientes – 7% a morte de um paciente – 7% ego de outros médicos – 17% diversos outros |
Lembro ainda, discurso do senador Mão Santa no Senado Federal essa semana, onde ele cita a medicina como única profissão que tem como juramento um código de ética, justamente o que a sociedade e a democracia mais necessitam.
Dr.(a) Afonso, Ana Paula, Antônio, Atiola, Bento, Cássia, Cecília, Cynthia, Claudinha, Cleto, Cubano, Denis, Edilson, Emerson, Faisal, Flávio, Francisco, Frederico, Gabriel, Geraldo, Guimarães, Hilda, Hipólito, Isana, Isis, Ivo, Janeide, Janslei, Jean, João, Joaquim, José Roberto, Keila, Larissa, Lucídio, Luiz Leite, Marcelo, Margarida, Nilton Moraes, Petrine, Renata, Ricardo, Rômulo, Sadi, Sebastião, Socorro, Volnei, Welney e Willian, alguns dos médicos que exercem ou exerceram a profissão em Parauapebas, cuidando da nossa saúde e bem estar. Aos que não foram aqui lembrados neste momento, as desculpas do blogger, e, sintam-se também homenageados. É que o blogger está precisando urgentemente de um médico que cuide de sua memória. Alguém se habilita?