Belém receberá grandes nomes do setor industrial e de organizações internacionais para falar sobre Sustentabilidade

Congresso Técnico da XVI FIPA será realizado nos dias 23 e 24 de maio, recebendo um público de pelo menos mil participantes
Rachel Maia

Continua depois da publicidade

Imagine reunir em um mesmo evento grandes nomes da indústria local e nacional, representantes de marcas brasileiras que ganharam reconhecimento internacional e o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo? É isso que o Congresso Técnico da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) oferecerá aos participantes do evento, que ocorrerá em Belém nos dias 23 e 24 de maio, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Nos dois dias, o Congresso espera reunir pelo menos mil participantes, que terão acesso a debates envolvendo cerca de 50 palestrantes. Dentre os nomes já confirmados estão Rachel Maia, presidente do Conselho de Administração do Pacto Global da ONU no Brasil e primeira mulher negra a ocupar o cargo. Ela fará a abertura do segundo dia do Congresso, abordando o tema “ESG e o papel fundamental das organizações para o desenvolvimento sustentável”.

Outro nome de destaque na programação é Angela Hirata, executiva que tem em sua trajetória a liderança do processo de expansão internacional da marca Havaianas, hoje presente em mais de 100 países, em cinco continentes. Hirata apresentará o case de sucesso das Havaianas no painel “Inovar para internacionalizar”, no dia 23.

A abertura do Congresso Técnico, no dia 23, será marcada pela palestra de Cintia Chagas, especialista em Comunicação, educadora e autora de dois best sellers que misturam casos autobiográficos e regras de português. Ela falará sobre “Empoderamento nos Negócios: oratória e fortalecimento da presença feminina no mundo dos negócios”.

Em seguida, haverá o painel “Negócios e Sustentabilidade: uma visão estratégica da Indústria”, que será mediado por Jefferson Gomes, diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação do presidente da FIEPA, Alex Carvalho e do diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, além de outros nomes relevantes na área.

Programação

COP30, transição energética, descarbonização da indústria, “green skills” (habilidades verdes), Reforma Tributária, rastreabilidade da cadeia produtiva e acesso ao crédito são alguns dos outros temas que serão abordados durante a programação.

O programa do governo federal “Nova Indústria Brasil” também será tema de um painel com a participação de representantes da CNI; do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (FINEP/MCTI), entre outros. Já no dia 24, o painel “Exploração de Petróleo e Gás na Margem Equatorial” reunirá representantes da Petrobrás, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e de outras instituições.

A programação completa do Congresso Técnico da FIPA e os ingressos podem ser acessados pelo site do evento.

Sobre a FIPA

Realizada há mais de 30 anos no estado, com edições a cada dois anos, a XVI FIPA, que ocorre de 22 a 25 de maio no Hangar, conta ainda com uma feira de exposição de produtos, maquinários e serviços, que já está com todos os estandes vendidos. O evento, que em 2024 tem o tema “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”, reúne pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais e mantém, durante quatro dias, diversas apresentações culturais, encontros técnicos, palestras, fóruns, rodadas de negócios e de crédito, premiações, torneios de inovação e soluções tecnológicas.

A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará.