Serra Pelada está em pé de guerra

O caldo engrossou em Serra Pelada.

Cerca de mil moradores e garimpeiros insatisfeitos com os atos ali praticados pela COOMIGASP e pela Colossus Minerals paralisaram todo o serviço, colocando os trabalhadores da empresa para correr.

O clima é de tensão. Daqui a pouco informarei os detalhes.

Atualização:

Os garimpeiros e moradores pararam a sonda que fazia pesquisas na área. O equipamento pertence à mineradora canadense Colossus, que recentemente assinou contrato com a Coomigasp, uma das sete cooperativas garimpeiros que possuem direitos de lavra em Serra Pelada. O contrato sofre fortes contestações, inclusive, em nível judiciário.

Segundo fontes presentes ao local, o imbróglio teve início na quinta feira (17) quando chegaram à vila alguns funcionários com muitas máquinas da empresa e começaram a construir o alojamento para os futuros trabalhadores, que deveriam chegar à área de prospecção.

Os moradores e garimpeiros da vila de Serra Pelada não aceitaram a presença dos mesmos, pois, segundo afirmam a empresa não fez qualquer contato com a comunidade para discutir o inicio das obras.
Sabe-se que a empresa tenta a qualquer preço construir condições para alojar seus funcionários que deverão trabalhar na implantação do projeto, contudo, não considera o grande impacto que isto causará na vida daquela comunidade que, até o presente momento, não sabe o que irá acontecer com as cerca de seis mil pessoas que residem na vila, uma vez que a vila fica exatamente entre o Projeto Serra Pelada (Colossus) e Projeto Serra Leste (CVRD).

Todas estas questões culminaram em mais uma ação daquela comunidade que, neste domingo, resolveu se juntar e parar todas as ações da Colossus na área de Serra Pelada.

Desde as primeiras horas da manhã, cerca de mil moradores e garimpeiros ocuparam as sondas de pesquisa da empresa impedindo o seu funcionamento. Tomaram também o controle das máquinas que estavam na vila, além de, segundo as últimas informações, “convidar” os funcionários da empresa que não residem na vila a se retirarem.

[ad code=2 align=center]

19 Responses to Serra Pelada está em pé de guerra

  1. PAULO disse:

    Eu creio que Eldorado deveria virar um país o brasil nunca conseguiu por ordem naquela terra!!!

  2. Ordem se coloca com distribuiçaõde riqueza e oportunidades de vida melhor não com represão. Se repressão fose remédio o Rio de Janeiro era um paraíso

  3. Pink Freuds disse:

    Enquanto isso os garimpeiros esperam uma visita do nosso “querido” presidente para esclarecer sobre a situação deles. Essa visita é prometida desde o início do ano e sempre é adiada, caso essa visita ocorra (puro interesse político) já imagino até o discurso dele.

    “Compaeros, eu vou fazer de tudo pra resolver essa situação o mais rápido possível mais se não dê tempo a minha compaera Dilma Rousseff vai ter quato ano pra resolver essa situação, mais claro que agente conta com os votos de vocês compaeros.”

    Essa comédia política é mesmo uma piada.

  4. A Sera pelada sera a mácula do Presidente LULA, pois como pilatos o fez, esta lavando as mãos para os Miseráveis velhos e pobres Garimpeiros, e a Quadrilha de larápios roubam 80% ou mais DA MINA, para um grupo de politicos coruptos e alguns laranjas estrangeiros !

  5. A População da Sera pelada enfrentou foi o Exercito Brasileiro, que depois resolveu ficar ao lado do povo pobre GARIMPEIRO, O PT, esta virando as costas para os Garimpeiros ! o Presidente LULA, e a Justiça, vai ser responsavéis pelas mortes que virão, pois, deixar a Colossus e Politicos larápios roubam 80% ou mais DA MINA, é uma vergonha!!

  6. Governadora do PT, ANA JULIA ! A Máxima ! quem avisa amigo é!!! A Serra Pelada será o estopim do fim do PTM no nosso querido Pará e no Brasil !!! O Lula foi esperto, nao seguiu os lobos, até Curionopólis, já a senhora, foi!! que infeliz idéia não !! Devolva para os Garimpeiros! Os 49% e retire de lá os Ladroes do Povo Garimpeiros!! Suas mãos Ana julia, estarão vermelhas do nosso sangue!! filhos do Pará e do Brasil!! Já os Canadenses!!???

  7. Os moradores e garimpeiros de serra pelada deram 72 horas para a empresa colossus retirar suas sondas de garimpagem de dentro do garimpo de serra pelada este praso vence dia 23 às 10 horas da manhã a partir dai só Deus sabe o gue pode acontecer e isto é mais uma conseqüecia da ingerencia politica deste pais e deste Estado gue tem deixado o bico do papagaio de boca aberta e o galo 13 sem puleiro para cantar pois jacaré 15 comeu seus grãos de milho e seus pintinhos ficaram tao raguiticos gue pouco poderao faser contra o imenso bico dos tucanos ou a enorme boca dos jacares tao bem alimentados durante tres anos e meio de governo petista a militancia continua de chinelo e debaicho do taca o das botas do capitalismo selvagem e dos intereses sarneista no Maranhão. Olha isso aí . Luta companheiros .

  8. A Eleição desta Diretoria da COOMIGASP, Em Serra Pelada, foi a maior fraude Já vista, A Empresa Colossus, pagou varios onibos e elegeu este GESÉ, MENTINDO ao povo pobre e garimpeiro, e ao pretexto de 49% aos Garimpeiros e 51% para Eles, só que foram ardilosamente, criando outras situações, mentiras e larapinagem, enganando os garimpeiros pobres do Maranhão, enganando-os com lorotas do Ges, e usando a mentira da aposentadoria, já roubaram do garimpeiro mais de 70%. O Povo não é bobo, o lobo pode ser esperto mas DEUS É MAIOR, e o Garimpeiro não tem Medo, já botou o Eleno e a Quadrilha pra correr.!!!!

  9. Garimpeiros E Os moradores de serra pelada Viram a empresa colossus retirar o OURO, suas sondas de garimpagem TRABALHAM DISCARADAMENTE fazendo um furo ao lado do outro, dentro do garimpo e em cima do filão, desafio qualquer geologo a verificar que daquele geito, só estão roubamdo o OURO de Serra Pelada, mentindo que estao sondando. Comclamamos aa autoridades a vir verificar se nao estao usando as sondas para retirar o OURO, e ainda iriam fazer tunel e começar a Garimpar em cima do filão, nas barbas do povo GARIMPEIRO.

  10. Assisti no jornal da recor o Dr Eleno presidente da Colossos e engenhaia, que desconheci as acusações que os garimpeios de serra pelada estão lhe fazendo, só que os tabalhos em sera peladas estão parados, pois os garimpeiros não aceitam esta posentagem que ele e ogesse Simão estão queendo dar aos socios,pois é uma injustiça,eles alegam que nos temos um bonos, só que este bonos que eles tanto falam,o Eleno disse em cadeia de jonalismo, que é no valor de 1.400 reais por quilo de ouro extraido da mina, alagando que nos temos mais 700 hectares, pois quero faze uma proposta para o Eleno, qoe ele fique com os 51% como foi combinado no inicio enos domos este mesmo bonos para ele. ok Dr Eleno, negocio feichado? espero a resposta em meu imeio. Quero se possivel a combinção dos socios.

  11. emquanto estiver esta briga de rato e gato dos grandis emteresi nos os garimpeiros vamos ficamdo no gramdi prejuizo ;; por favor nos devolvi a nossa sera pelada.. soqueremos e trabalhar ;; nos devolva pelomenos a nossa alta estina de garimpeiro ……

  12. coros colegas voces lembra bem como sofremos no nosso comesso ai na cera como era o nosso sofrimemto … poeira lama ordem emcima de ordem agora vem os emgravatador querendo tirar aproveito em cima de nos…. eu naõ acredito que isto vai acontecer…

  13. Paulo disse:

    O Heleno Costa está do lado dos Garimpeiros, por isso colocaram ele de escanteio. Ele não pode sair do processo!!!

  14. cezar disse:

    Se a estração não for justa com os garimpeiros antigo, os que fizeram aquele buraco ou investiram lá, a produção de ouro serra o comesso de uma nova guerra, carimpeiro que não tem nada lá estão querendo o ouro que pertece aos que sofreram ali. ou ficaram pobres, fazendo investimentos, eu estou em rondonia mas tenho minha porcentagem num barronco meus companheiro de barroco e minhas testemunhas

  15. regina celi gomes fonseca disse:

    gostaria de informaçaõ sobre o antigo garinpo saõ domingos , pois estou a procura de adelmir firmino pereira filho de maria do socorro amorim. e anelmo jose pereira data de nascimento 11/10/1956. pois a muito a familia nãotem noticias.

  16. estou a procura dessa pessoa tambem adelmir firmino pareira, pois eu goataria de saber esse essa pessoa ja morou aqui no maranhão , pois o nome do meu pai e esse so que eu não sei se o nome dos pais dele esse pois eu tenho 29 anos e faz esse tempo que eu não tenho noticia do meu pai , gostaria de trocar enformçãoes com voce regina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>