Votorantim Metais inicia capacitação de mão de obra em Rondon do Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Quase mil profissionais participam da primeira etapa do programa de qualificação

Na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, será realizada em Rondon do Pará a aula inaugural do Programa de Qualificação Profissional realizado pela Votorantim Metais em parceria com a Prefeitura de Rondon do Pará, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. Nesta primeira etapa, foram preenchidas 955 vagas para cursos como ajudante de obras, armador de ferragem, carpinteiro de obras, torneiro mecânico, mecânico de máquinas industriais, auxiliar administrativo, assistente de planejamento e controle de produção, auxiliar de contabilidade e auxiliar de recursos humanos.

A estudante Daysiana Costa cursa o 4º semestre de Administração, atua na área de Recursos Humanos de uma empresa de Rondon do Pará e viu no programa uma oportunidade de complementação profissional. “Gosto de atuar na área de RH, mas toda experiência que tenho foi adquirida na prática. Fiz a inscrição no curso de Auxiliar de Recursos Humanos na expectativa de somar conhecimento e obter uma certificação reconhecida pelo mercado”, relata.

Essa também é a expectativa do morador Cosme Rodrigues. Formado em Ciências Sociais, ele atua na área de Contabilidade e preencheu uma das 30 vagas ofertadas para o curso de Auxiliar de Contabilidade. “Nunca havia tido a oportunidade de realizar um curso nesta área em Rondon do Pará. Qualificação é algo que a gente deve sempre correr atrás, pois o mercado de trabalho exige, cada vez mais, pessoas capacitadas. Quanto mais conhecimento, melhor”, avalia.

A expectativa é que as qualificações contemplem cerca de nove mil profissionais até o final de 2014 nos municípios de Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo e visam às etapas de construção e operação do Alumina Rondon, projeto que prevê a implantação de refinaria de alumina e mina de bauxita em Rondon do Pará; bem como à inserção no mercado de trabalho da região. Sérgio Oliveira,

coordenador de Sustentabilidade do Alumina Rondon, explica que as capacitações serão realizadas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. “Os cursos são geridos por instituições conceituadas nacionalmente e com vasta experiência em capacitação profissional e proporcionam o desenvolvimento de um conjunto de competências necessárias ao exercício qualificado de uma função”, ressalta.

Capacitação rural
Além da qualificação de mão de obra, a Votorantim Metais realizará capacitação específica para produtores rurais. O Programa de Fomento à Produção Agrícola prevê a realização dos cursos de operador de máquinas e implementos agrícolas, auxiliar técnico em agropecuária, agricultor agroflorestal, horticultor, agricultor familiar e identificador florestal. O objetivo é fomentar a produção de alimentos na região e tornar os produtores locais aptos a atender às demandas geradas a partir da implantação do empreendimento.

Desenvolvimento local
A Votorantim Metais também está realizando outras iniciativas em Rondon do Pará. A empresa está executando o Programa de Apoio à Gestão Pública, uma iniciativa do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que contempla os projetos de Modernização da Gestão Pública Municipal de Rondon do Pará, Planejamento Físico e Territorial (Plano Diretor, Plano de Saneamento, Plano de Mobilidade e Plano de Habitação), além de projetos executivos de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem.

Sobre o Alumina Rondon
O Alumina Rondon está em processo de licenciamento ambiental e aguarda a emissão da Licença Prévia pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). O projeto é o principal investimento da Votorantim Metais no Brasil e prevê a construção de uma refinaria de alumina juntamente com mina de bauxita, um dos seus grandes diferenciais quando comparado a outros empreendimentos da cadeia do alumínio no Pará.

Com previsão de início da operação em 2017, o Alumina Rondon é um investimento de R$ 6,6 bilhões da Votorantim Metais. A expectativa é que o empreendimento gere em média mais de 6.000 postos de trabalho na fase de implantação e 1.600 quando for iniciada a etapa de produção, entre empregados próprios e contratados. A contratação, a capacitação e a qualificação da mão de obra e de fornecedores priorizarão a população e empresários locais.

Sobre a Votorantim Metais – A Votorantim Metais é uma Empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresarias da América Latina. A Companhia possui dezessete (17) unidades: onze (11) no Brasil, quatro (4) nos Estados Unidos, uma (1) na China e uma (1) no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo. Esta sinergia reforça a posição da Companhia como segunda maior empresa brasileira de metais básicos, com faturamento de R$ 9,2 bilhões em 2012 e perto de 10 mil funcionários.

Em 2013, a Votorantim Metais alinhada ao Instituto Votorantim está realizando 50 projetos nos temas de educação, trabalho, cultura, esporte e Desenvolvimento Local com um investimento de aproximadamente 10 milhões de reais.

3 comentários em “Votorantim Metais inicia capacitação de mão de obra em Rondon do Pará

  1. Gilmar Landim Responder

    Boa noite fiz meu cadastro estou interessado em fazer parte do quadro de funcionários pois trabalhei sete anos na Votorantim Barra Mansa RJ e stou disponível para mudar de cidade e estado pois morei no Pará três anos e queria voltar a fazer parte do quadro de funcionários do grupo Votorantim trabalhei na área de preparação de panela montagem de válvula gaveta e plug poroso..

  2. bruno wilkinson medeiros braga Responder

    quando começara o rpossimo curso de torneiro mecanico em dom elizeu e quantas vagas sou torneiro mecanico a 13 anos e atualmente estou trabalando na impreza rio concrem em dom elizeu e fiquei muito entersado em saber q voces estao promovendo curços e abrindo vagas

  3. joão de deus ferreira Responder

    Seu comentário está aguardando moderação.

    Desmonte político
    DESMONTE: ATO ou efeito de desmontar trabalho de nivelamento de ideias nocivas aos menos esclarecidos
    BELLUZZO vê DILMA ROUSSEFF contra parede, já foi dito que os quase dominadores de economia não se esqueciam de nada, mais não aprendiam nada sobre economia, e se comunicavam muito mal. Até mesmo por falta de habilidades criativas em seus cursos, eles têm habilidades em mandar fazer, ainda que não dê certo.
    BELLUZZO ex. PROFESSOR da PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF conhecedor das fraquezas desvairadas da ex aluna Dilma, aposta que o empresariado de duzentas mil empresas que estão nos refis que já conheceram as habilidades do governo petista mesmo com criticas severas ao governo Dilma tende apoiar reeleição de Dilma, e ficar contra a sociedade que sustenta as suas empresas.
    BELLUZZO afirma que DILMA é uma velha louca rabugenta, intervencionista um verdadeiro demônio. Para JOÃO DE DEUS FERREIRA, A presidente Dilma é uma pobre coitada que nunca chegou ao orgasmo mais pario. PARIO tanta sujeira com a herança maldita da corrupção que se poluiu até o pescoço e lhes emparedou sem saída.
    È POSSÍVEL que algumas dezenas de milhares de empresas possam chegar até junho, mais antes deste prazo, quem viver verá a decadência de aqueles que seguem o caminho do mal.
    EM CADA LUGAR a conversa que se ouve, é se o GOVERNO DILMA estragou tudo que poderia dar certo no nosso PAÍS, se você mente, engana, corrompe para ajudar bandidos, roubam de cara limpa e não gosta que as pessoas comenta o seu roubo.
    É chegada hora dos empresários e a sociedade como um todo ter certeza, que o seu conhecimento está lhes mostrando um caminho seguro para chegar adiante.
    COMECE o ano tirando as suas duvidas com as noticias que se encontra nos jornais. NATAL tem o pior resultado em onze anos, segundo Serasa. Esse é o termômetro que empareda impede Dilma de ser eleita.
    O que faz investidores desacreditar da economia de um PAÍS? SE em vinte dias você vê a fuga de sete bilhões e setecentos milhões da um basta aos cofres do seu País. BELLUZZO será que os empresários são tão ingênuos a ponto de continuar apoiando a incompetência deste Governo criminoso.
    O BRASIL tem um dos maiores canteiros de obras do Planeta, e um dos maiores volumes de distribuições de corrupção do Mundo.
    A SOCIEDADE BRASILEIRA é refém dos três poderes, e o judiciário não está nem ai pra vocês que produz os ricos salários destes marginais de toga. Se você se acha diferente ao grupo citado mostre a cara em favor dos seus patrões, aqueles que faz chegar o feijão com arroz em suas mesas.
    GURGEL é alvo de investigação por desconhecer caixa 2 do DEM tudo isso por não ter a hombridade de cortar na carne, agora sente na pele e na cara.
    A SECA se prolonga no NORDESTE E NO NORTE DE MINAS GERAIS e o descaso com a natureza continua fazendo vitimas em todo PAÍS. JD falou que esse GOVERNO não iria fazer nada pelos NORDESTINOS e confirmou a sua previsão. O GOVERNO distribuiu água contaminada para os flagelados como se eles fossem uns animais sem importância, e além do mais, contrariando as ideias de JOÃO DE DEUS FERREIRA, que irá oferecer água potável para todos os animais do meu PAÍS. E assim fazendo um legitimo filtramento que elimina germes e protozoários e até mesmo os micros filtráveis, e sendo assim poderemos produzir carne de primeira com gosto e sabor de carne, para o MUNDO se curvar as nossas proteínas, e criar milhões de empregos e fazer as empresas que estão em dificuldade exurgir das cinzas para a plenitude dos seus ideais.
    O LEITE nosso de cada dia, esse liquido branco de alguns vegetais, passa ter o cheiro e sabor de leite, e deixa para traz todas as impurezas noxio
    SEUS RIOS irão perder o lixo e os esgotos e o mau cheiro, e ganham vidas em trilhões e cada unidade se reproduzindo para o bem da humanidade.
    IMAGINE A BAIA DE TODOS OS SANTOS RECEBENDO ÁGUA POTÁVEL DO RIO PARAGUAÇU E OUTROS RIOS e triplicar a produção de proteínas e assim aplacar a miséria, dando um alivio aos menos esclarecidos de todo BRASIL, o indicativo eu, tu, ele, nos aplacamos as belas cachoeiras da BAHIA, e ficamos solidário ao povo de LAGEDINHO que não tiveram a presença do GOVERNO FEDERAL pois o mesmo deixou LAGEDINHO com muitos mortos e foram velar um corpo na ÁFRICA DO SUL, e assim ficou a insignificância das pessoas que sofreram o desastre de dor e destruição. O DINHEIRO QUE DILMA gastou na viagem do funeral de MANDELA daria para reergue LAGEDINHO e evitar os barracos de lona.
    FOI NOTICIA NO MUNDO A LAGOA RODRIGUES DE FREITAS com centenas de toneladas de peixes mortos, que o mau cheiro chegou em LONDRES através dos NOTICIARISTAS. QUERO DIZER PARA OS CARIOCAS E FLUMINENSES que existem dois projetos exclusivos para renovação de águas de lagoas e este projeto não faz uso de energia de espécie alguma para bombeamento na renovação de água e assim a não proliferação de algas que matam os animais, quem gostar da lagoa ou quem interessarem possa entrar em contato.
    A BAIA DE GUANABARA É MUITO LINDA PARA ESTÁ NESTA SITUAÇÃO DE INCOMPETÊNCIA.
    VELEJADORES admite vergonha por poluição na baia de Guanabara.
    TRINTA E TRÊS EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS FIRMARAM COM GOV DO RIO E INEA estão trabalhando em prevenção.
    CARLOS MINC expraguejou a baia de Guanabara e disse que a baia está podre há trinta anos.
    Secretário de meio ambiente vai usar trezentas toneladas de defensivo dia em rio.
    O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA
    JOÃO DE DEUS FERREIRA. FELIZ ANO NOVO

    Deixe uma resposta

Deixe seu comentário

Posts relacionados

%d blogueiros gostam disto: