Você fala mal da sua casa!

Continua depois da publicidade

edifique_sua_casa

Chamou-me a atenção um comercial da Hyundai “Agora mais brasileiro que nunca”, do Ix35. O comercial afirma que o SUV foi adaptado para as estradas brasileiras e mostra o veículo rodando em uma rodovia cheia de buracos e ondulações! Polêmica ou realidade? O comercial é veiculado em horário nobre nas tvs e está nas principais revistas do país!

É tão comum o brasileiro falar mal do Brasil, que não fico surpreso. E, não só do país! Frases como: “o brasileiro é corrupto”, “o brasileiro é analfabeto e não sabe votar”, “o brasileiro é desonesto” fazem parte do nosso cotidiano. Será que somos suecos, suíços? Você fala mal de sua casa? “Minha casa é uma merda! Chove mais dentro que fora!” “Meus irmãos são corruptos, meus pais são desonestos”! “Odeio minha casa, ela é tão suja que me dá nojo”!

Não, meu amigo! O brasileiro não é corrupto. Eu não sou corrupto! Você também não!

Por mais que não pareça, menos de 2% dos brasileiros são corruptos ou desonestos. Só que o brasileiro não gosta de participar. Foram tantos anos de dominação e colonização que ficamos submissos ao sistema. Ficamos inertes, apáticos. Sabe por quê?

O Brasil possui 142 milhões de eleitores aptos a votar. Destes, 15 milhões são filiados a partidos políticos e a metade participa ativamente da escolha dos candidatos nas convenções partidárias. 40 milhões anulam os votos ou votam em branco, algo que considero absurdo! Então você diz: “Mas não tenho em quem votar! Nenhum candidato presta”!

Você quer mudar isto? Primeiro, filie-se a um partido. Leve os vizinhos, a família, os amigos. Participe da convenção do partido que indicará o candidato para participar das eleições. Se não conhecê-lo, se não confiar nele, trabalhe, indique-se. Não se omita. Descarte todo e qualquer candidato que tenha um passado obscuro e ficha suja! Saia do sofá, da rua. Vá para a urna com a certeza do dever cumprido!

E vamos parar (me incluo) de falar mal do país. Falemos mal dos maus, dos corruptos. O brasileiro é bom, é trabalhador. O Brasil é ótimo, é nossa casa!

E mandemos os maus políticos, os sanguessugas, os corruptos, ladrões e enganadores do povo para aquele lugar!

Alípio Ribeiro – professor efetivo de inglês/português da SEDUC/PA. Bacharel em direito.

 

 

6 comentários em “Você fala mal da sua casa!

  1. Limasilva Responder

    Essa pesquisa foi realizada onde? Só 2% de corruptos é uma piada se 98% dos brasileiros fosses honestos o País não estaria como esta. A corrupção diária nas pequenas coisas é enorme. Quem alimenta a corrupção dos “funcionários públicos” é o cidadão comum. Quanto a qualidade das estradas nem é preciso comentar.

  2. Emersson fellipe Responder

    Isso, ai professor ,se nois brasileiros queros ,nois tem que deixa o povo fala e que falem muinto ,pq o os futuros alunos do senhor ,vao muda esse estatística’ .

    ‘ a a a a ,vcs que falam de rodovias mal feitas e pouca estrutura ,na próxima eleiçao ,vcs procurem bem para quem ia vota . ……..
    refletam antes de fala de outros países ,pense no seu pais “”

  3. George Hamilton Maranhão Alves Responder

    Corrupção é discurso de uma direita falsomoralista udenista. Acho que muitos que criticam a corrupção, também roubam e fazem discursos falsomoralistas. Por exemplo, houve um candidato a vereador, aqui em Marabá, nas últimas eleições, que disse que é honesto, mas há uns quarenta anos deu um cheque sem fundo para meu avô e até hoje não pagou.

    • afrodescendente d'água Responder

      George.
      pelo seu discurso você deve ser dos que se dizem socialistas,estou certo?
      se sua resposta for afirmativa,ponha em prática sua retórica,o que seu avô fez,foi repartir o que tem com o “pobre”cidadão.lamento te informar,mas a dívida caducou!!!
      voltando ao texto:eu não falo mal do Brasil,mas me dou o direito de pontuar as mazelas da classe política,essa bem diferente do cidadão,só pensa em si mesmo.

    • golostriba Responder

      Tô co o afrod’água.
      esse essa conversa sua é papo furado,coisa de quem não tem coragem de encarar o trampo mas adora ter as coisas,já que não tem, morre de inveja de quem consegue ter.
      se eu sou o cara também não pago seu avô não!!!comunismo é isso, quem tem, divide com os “pobrezinhos” que são injustiçados pela sociedade capitalista…

Deixe seu comentário

Posts relacionados