Esta foi capturada do excelente blog Contraponto & Reflexão, que tem como autor o professor e Sociólogo, Ribamar.
Vale imposiciona negociação.
Em reunião na tarde de hoje (10), com um grupo de advogados que defendem trabalhadores rurais assentados nos PAs Paulo Fonteles e Vila Sanção, ficou definido mais uma grande ação conta a VALE.
Desta vez pela coação, imposição e outras formas de tratar os moradores dos dois assentamentos onde deve passar a estrada que liga Parauapebas ao Projeto Salobo.
São várias famílias que ainda não negociaram diretamente com a VALE, porque a forma como quer pagar e construir a estrada está totalmente fora da realidade.
Os advogados têm tentado de todas as formas acesso ao documento oficial que rege as regras do convênio entre a Vale e a prefeitura de Parauapebas, para pagamentos das indenizações, laudo das terras, licenciamento ambiental para construção da estrada.
Segundo os moradores nunca houve uma audiência pública para discutir a construção da estrada e nem as formas de indenização.O Gabinete do Senador José Nery (PSOL) deve ser acionado para prestar assessoria e acompanhar mais este caso de massacre ao povo feito pela Vale.