Vale aumenta parcerias para a reciclagem de pneus fora de estrada

Continua depois da publicidade

A Vale ampliou a parceria com empresas para a reciclagem de pneus usados de caminhões fora de estrada que saem das minas da companhia em Minas Gerais e no Pará. Cerca de 3 mil pneus usados por ano nas operações da mineradora são reciclados, sendo 2 mil no Pará e mil em Minas Gerais.

A Vale possui, no Pará, contratos com a Michelin e com a Rubberbras para reciclar os pneus. A mineradora agora negocia acordo com um terceiro fornecedor que poderá se instalar no Estado para triturar os pneus e utilizar a borracha para fazer produtos usados em equipamentos nas próprias minas.

“Nossa meta este ano é conseguir fazer 100% da destinação dos dois mil pneus no Pará e para isso estamos em negociação com um novo fornecedor que poderá se instalar no Estado para reciclar o produto localmente” , disse Eliane Lima, gerente de Desenvolvimento e Inovação para Suprimentos da Vale. O nome do novo parceiro é mantido em sigilo pela mineradora.

pneus-fora-estrada

Na região norte, os pneus fora de estrada, alguns com quatro metros de diâmetro e quatro toneladas de peso, impõem à Vale um desafio logístico, uma vez que as principais recicladoras desse tipo de material ficam em São Paulo.

Entre 2010 e 2014, a Vale destinou para reciclagem 13 mil pneus das operações no Pará. Os produtos foram transformados em borracha, combustível para cimenteiras e em equipamentos para mineração. Com a reciclagem, a empresa conseguiu zerar o estoque de pneus fora de estrada usados das minas de Carajás, resolvendo um passivo ambiental.

A Michelin, parceira da Vale, instalou uma unidade em Parauapebas (PA). A empresa coleta e corta os pneus no local e a borracha é transportada até São Paulo, onde o produto é usado como insumo na cogeração de energia em usina de cimento. A Michelin não tem o objetivo de criar artefatos de borracha, mas assegurar que o pneu se transforme em insumo para energia ou em outros produtos, de acordo com Gilson Santiago, diretor de Marketing e Vendas da mineradora.

A Rubberbras, de Itabira (MG), também instalou uma filial em Parauapebas (PA) para produzir produtos de borracha aplicados à mineração feitos a partir dos pneus reciclados. Segundo Rodrigo Ribeiro, da Rubberbras, a empresa tem duas linhas de negócio: a produção de itens de borracha para a mineração e a destinação do material reciclado para queima em cimenteira de Sobral, no Ceará.

Em Minas Gerais, um dos parceiros da Vale é a Pneus Duque, que transforma a borracha dos pneus em peças de suspensão de caminhões, solados para botinas e borrachas para rodos, entre outros itens. As informações são do Valor Econômico.

1 comentário em “Vale aumenta parcerias para a reciclagem de pneus fora de estrada

  1. LUCELIA DE OLIVEIRA LIAM Responder

    boa tarde, gostaria de trabalhar com reciclagem de pneus, como faço? me ajude por favor, quero quer alguém me capacite para esse trabalho.

Deixe seu comentário

Posts relacionados