Unifesspa: mais um round perdido

Continua depois da publicidade

Ontem, terça-feira, não houve a sessão da Câmara Municipal de Parauapebas. Motivo: os vereadores se deslocaram até Brasília onde se reuniriam com o ministro da educação. Na pauta a inclusão de Parauapebas como campus da Unifesspa  – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Em Brasília o deputado Wandenkolk (PSDB) e a senadora Marinor (Psol) articularam e agendaram a reunião, que iria contar ainda com a presença de uma comissão de estudantes liderada pelo professor Leo, sub-secretário de Planejamento de Parauapebas e principal articulador local da vinda da Unifesspa para Parauapebas. A reunião não aconteceu, segundo informado o ministro não os recebeu.

Algumas situações devem ser colocadas. O Ministério da Educação até o último instante era pela inclusão de Parauapebas no projeto original, fato que não aconteceu e ainda não foi explicado, nem pelo Ministério da Educação, nem pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parauapebas. O projeto está na Câmara dos deputados  e já recebeu emenda do deputado Puty (PT) solicitando a inclusão de Parauapebas. Resta um trabalho político da população parauapebense com a bancada do Pará no sentido de forçar a barra mesmo para que Parauapebas seja encaixada no projeto e que posteriormente D. Dilma o aprove sem vetos.

Não quero aqui culpar A, B ou C pela situação. Esse não é o momento. O momento é de lutar fervorosamente usando as armas que temos, o peso político de um município que tem sua população constituída de jovens que precisam de alternativas de ensino superior, e com urgência.

No futuro, responsabilizar os culpados pelos erros ocorridos será preciso. Agora, resta-nos a união, uma ação suprapartidária na tentativa de reverter a situação, sob a pena de ver nossos filhos migrando para outros estados em busca de conhecimento.

Aqueles que nesse momento só buscam os culpados ou são descrentes de que esse campus não virá pra Parauapebas não merecem nosso apoio, mesmo que, de fato, isso venha a acontecer. Em vez de céticos, eles deverão ser chamados de omissos. Essa luta está, por enquanto, sendo perdida por pontos, unidos temos a oportunidade de vencê-la, por nocaute.

14 comentários em “Unifesspa: mais um round perdido

  1. Aline Alves Responder

    Concordo com o Clayton Santos quando diz que o Zé Dudu poderia ajudar na divulgação desse processo. Concordo pois a Comissão pró-UNIFESSPA, tem passado por cada situação que nós estudantes jamais pensamos que poderíamos passar, pois até barrados de entrar na Câmara Municipal nós fomos, a perigrinação de um grupo da Comissão que foi de carro à Brasília, durou mais de 20hs, isso fora tantas outras coisas que nos acontece e tem acontecido no decorrer dessa luta; para conseguirmos um ônibus, um carro de som, é um processo de luta e persistência, nada do que foi conseguido até hoje foi fácil, porém são poucas as mídias locais que falam sobre a luta da Comissão, Comissão esta que já se faz um marco no processo da participação popular em processos políticos. Abram os olhos e vejam que apesar de dizerem que é políticagem, que a situação é irreversível, tem estudantes nesse processo, o que marca e caracteriza o movimento estudantil, pois este é um movimento de estudantes de fato, e a nossa causa é a conquista da UNIFESSPA para Parauapebas. Enquanto muitos não acreditam nisso, deveriam contribuir com a luta, pois eu acredito que a pressão popular é capaz de mudar muita coisa. Será mesmo que em Santana do Araguaia, com pouco mais de 50 mil habitantes um PIB muito inferior ao nosso, é para nós, Parauapebenses ficar de braços cruzados, e achar que tá tudo certo? “Querer o meu não é roubar o seu” frase do graaaande Raul Santos Seixas, não queremos nada de ninguém; enquanto isso Parauapebas, a cidade que cresce mais que a China, em 2009, ficou entre as 10 cidades brasileiras que mais exportaram, ficando atrás apenas de São Paulo e Angra dos Reis, e tem muito mais coisa. Tem muita gente aqui em Parauapebas, que está financeiramente bem, que tem condições de manter filhos em outros estados ou mesmo de pagar uma boa faculdade para um filho, ai critica a luta dos estudantes e diz que a luta é em vão. Quem acredita que a luta em vão, que critica a luta do movimento estudantil, além de pessimista deve tá com medo dessas novas lideranças que estão surgindo, com medo dessa juventude que está ousando lutar e está disseminando e infectando outros jovens a ousarem lutar, a participar, e a informar que a soberania é do povo, que devemos cobrar o que é nosso.
    Juventude o round perdido aqui é desses políticos e de muitas outras pessoas que estão espantados com a força do movimento estudantil. As páginas da UNIFESSPA no facebook está crescendo, a juventude tá perguntando, tá interagindo, tá comentando, ou seja, a nossa luta está metendo medo em gente que quer uma juventude alienada para que se perpetue em nosso país um governo omisso e corrupto sem que a população interfira em nada. Ei não temos medo de repressão.
    Juventude que ousa lutar, constrói o poder popular!

  2. drik Responder

    É realmente se depender de pessoas pessimistas como vc não vem nada mesmo. Não custa nada pensar positivo vai que com tanta luta não conseguimas traser o que tanto queremos? VAMOS A LUTA NÃO DESANIMEM COM SIMPLES COMENTÁRIOS PESSIMISTAS.

  3. Eleitor Arrependido Responder

    Já tentei, mas não consigo imaginar que seja apenas um vacilo do pior prefeito do mundo que tivemos, involuntariamente e com pequenas dores em regiões específicas na minha cabeça, meu cérebro, que não me deixam emburrecer, mostra a visão de que o que houve foi uma pequena negociata para favorecer as universidades particulares, obviamente que os precedentes gritam Brasil a fora. Sempre perdemos para lobistas.
    Sei que não teremos nada, o orçamento federal já foi fechado a tempos, as realidades políticas já estão decididas e nós, meros sem esmeros, ficamos na lama sob os pés do “príncipe do esgoto a céu aberto” mais uma vez.
    Luta perdida então parem de gastar a nossa grana vereadores, nojentos, escarnecedores, alimentadores da vergonha pública, bando de babuínos e… não sei mais o que falar, inclusive acho que falar não adianta nada mesmo, penso que temos que ir pra rua levantar bandeiras e cartazes, continuar ruminando essa droga de políticos que não desce mais na garganta é pura perda de tempo.
    O pior é que a culpa é nossa!!!!

  4. UBES DE PARAUAPEBAS Responder

    Bem que a Verdade seja dita, o nosso alcaide parece que não estar nem ai para o movimento unifespa haja visto que o professor leo o Geilson a beka e o guto Viajaram mais de 20 horas de carro para irem a ate Brasilia, e o nosso prefeito sequer teve a coragem de liberar para a turma passagens de avião para essa galera poder viajar e fazer o que ele não fez coretamente e que é sua função, quanto ao movimento estamos batalhando e não descansarenos ate conseguirmos o nosso objetivo ou o campus vem ou nos paramos Parauapebas e o BRasil.

    ” Estudantes da Luta qual e sua missão? Trazer a UNIFESPA pra população ”

    Informativo para a “estudantada Secundarista” sobre a greve na rede estadual

    UBES informa que a greve dos professores continua e que tudo indica não vai voltar a ter aulas tão cedo mais estamos planejando organizar um ato unificado com os professores para pressionar o governo Burguês do Simão Jatene a negociar com a categoria e a por logo um fim nessa greve. Por isso estudantes fiquem atentos para na hora certa formamos fileira e ir para as ruas mostrar pra esse governo que nos queremos estudar e que esse direito estar sendo impedido por conta da sua incompetência. Pague logo esse piso e o PCCR Jatene que são leis sacramentadas pelo STF e ponha logo um fim esta greve. Por que nos estudantes seremos os mais prejudicados.

    Alo Estudantada é hora de organizar a Rebelião por uma educação decente!

    “Rebelião Rebelião! Pra melhorar a educação!”

    Estudantes da Luta qual é sua Missão? 10% do pib para a educação!

    UBES de PARAUAPEBAS

    http://WWW.UBESDEPARAUAPEBAS.BLOGSPOT.COM

  5. MOVIMENTO PRO-UNIFESSPA Responder

    boa noite meu caro Ze dudu, estamos agendando para a sexta-Feira uma coletiva de imprensa passar todos os últimos acontecimentos destá comissão em prou destá lutar que e uma lutar a sociedade Parauapense. Até amanhã já temos um local definido, qualquer coisa entre em contato neste n¤ (94) 8149-2490 contamos com a sua presença.

    Comissão pro-unifespa já !!!

  6. julio meira Responder

    Verdade! o que se gosta muito por estas paragens é de sertanejo e churrasco. É só observar … Quando a Secretaria de Cultura traz artístas, inclusive alguns de renome nacioanal, o que se vê no CDC são alguns gatos-pingados prestigiando . Mas, quando se apresentam esses sertanojos… aí é casa cheia, revelando nessesmomentos o “bom gosto” da população. Dizem, até , que há 200 mil hab, mas é vergonhoso o percentual de universitáros na comunidade. Tudo isso expressa o IDH e, certamente, nível de cidadania do nosso Peba.

  7. Clayton Santos Responder

    Zé Dudu, você que tem contatos com a midia televisa e a rádio em nossa cidade poderia pedir o apoio dos jornalistas e radialistas para divulgarem essas noticias junto a população de Parauapebas. Creio que com a força deles, principalmente dos meios televisos essa luta a sociedade parauabense irá abraça com causa. Infelizmente, nem todos podem ler seu bloger e de outros e com isso poder se informar do pouco do que está ocorrendo sobre este processo e creio que com esta ajuda a luta e o anseio dos estudantes não serão em vãos.

    Sugiro que, por meios das redes sociais – orkut e facebook – a maioria dos jovens, estudantes ou não – sejam chamados a cobrar fervorosamente o campus. Tai minha dica. Em quaisquer circunstancias podem contar comigo.

  8. Paulo Henrique Responder

    Esses políticos poderiam esta lutando por uma educação melhor mais isto não da voto, passam o dia pensando em dividir o Estado em vez de lutar por algo justo.

  9. anônimo Responder

    Não só isso Francesco… Quando vinham e quando vêm representantes de Universidades, Reitores, Pró-reitores, diretores de faculdades etc, os iluminados não aparecianem por gentileza e nem estão aí pra essa “ralé”. Por estas bandas educação e conhecimento não valem nada. Agora acham que foram preteridos. “ISSO NÃO DÁ DINHEIRO!”

  10. Marcos Ribeiro - universitário e produtor cultural Responder

    A Luta do LEÔNIDAS MENDES FILHO pela educação precisa e deve ser valorizada por todos. Infelismente essa situação ficou delicádíssima, mas concordo com o bloguer, agora é hora de juntar esforços e garantir a vinda dessa universidade, tão importante para o nosso município. Que todas as autoridades competentes se juntem à essa causa, é a nossa causa.

  11. jornalista Francesco Costa Responder

    Agora os vereadores aproveitam para passear em Brasília e ganhar uma diárias básicas.
    Todo mundo sabe que este é um quadro irreversível, estão tentando apenas dar um tapa de luva.
    Perguntem porque o governo municipal perdeu, por exemplo, cerca de R$ 40 milhões de verba federal!

  12. anônimo Responder

    Louvável a garra do prof. Leônidas, um espartano nessa saga. Vi e ouvi muita gente reclamar quando se estava articulando a criação da Unifesspa. Não aparecia ninguém do Peba nos encontros.

  13. robson cunha do nascimento Responder

    Caro amigo Zé Dudu, lamento pelos pontos já perdidos nesta luta pois tenho um filho de 10 anos que gostaria de ver estudando em uma Universidade localizada em nossa cidade, por outro lado, fico satisfeito com sua conotação equilibrada aqui transcrita: “Resta um trabalho político da população parauapebense com a bancada do Pará no sentido de forçar a barra mesmo para que Parauapebas seja encaixada no projeto e que posteriormente D. Dilma o aprove sem vetos.”, conclamando os cidadãos a unirem forças para a continuação da peleja, visto que há grandes possibilidades de isto vir acontecer caso todos trabalhem em uma só direção. Estive impossibilitado alguns dias por questões graves de saúde, retornando à carga com as baterias recarregadas, respondendo nesta ocasião à sua conclamação, farei o que estiver ao meu alcance para colaborar com o desfecho desta luta. Juntos até a vitória.

Deixe seu comentário

Posts relacionados