UFRA de Parauapebas realiza I Encontro de Abelhas da Amazônia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Buscando a consolidação da participação do profissional das ciências agrárias no contexto da produção rural, o Campus Parauapebas da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, realiza entre os dias 25 e 27 agosto o I Encontro de Abelhas da Amazônia, que este ano tem como tema central “A Importância das Abelhas na Preservação das Florestas”.

O Encontro pretende discutir a criação de abelhas, como uma cultura racional de exploração econômica que fixa o homem a terra, sendo uma alternativa de geração de renda à agricultura familiar, além de ser importante para a manutenção e o equilíbrio dos ecossistemas.

A programação contará com palestras técnicas e oficinas, envolvendo profissionais de instituições públicas e privadas, visando o desenvolvimento sócio-econômico da população e a preservação do meio ambiente.

O Mel no Pará

Atualmente o Pará produz mais de 200 mil toneladas de mel sendo o quinto maior produtor do Brasil e o primeiro estado da Amazônia na produção de mel, em 2008, a produção chegou a 1,1 mil toneladas. A cadeia oferece por volta de 9 mil empregos diretos e indiretos, onde 95% da produção paraense é proveniente da agricultura familiar.

A criação racional de abelhas coloca-se no cenário nacional e regional como atividade produtiva importante para a geração de renda, transformando-se em um empreendimento rentável e de retorno a médio e curto prazo.

Apesar desse crescimento, o potencial do Estado na área ainda é pouco explorado e a comercialização acontece basicamente no mercado informal e nos centros urbanos próximos aos locais de produção, por meio de venda direta ao consumidor. Nos próximos anos é esperado que a produção de mel na região duplique.

Como resultado do I Encontro de Abelhas da Amazônia, promovido pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA/Parauapebas, espera-se a inserção da Universidade como mais uma instituição a contribuir para o desenvolvimento desta atividade na região, através da ciência, tecnologia e formação de recursos humanos especializados.

Mais informações sobre o evento e inscrições, visite: http://www.portal.ufra.edu.br/

Serviço: I Encontro de Abelhas da Amazônia
Data: 25 a 27 de agosto de 2011
Local: CEUP – Centro Universitário de Parauapebas – Rua A, Cidade Nova, Parauapebas/PA

Fonte: ASCOM/UFRA