Tucuruí realiza a 23ª edição do Festival do Tucunaré

Evento de resgate cultural acontece entre os dias 3 e 5 de setembro
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Em setembro deste ano, o município de Tucuruí, no sudeste do estado do Pará, retoma o tradicional Festival do Tucunaré, cuja última edição foi realizada em 2014. Trata-se de um projeto de resgate cultural da identidade tucuruiense, representada pelo peixe típico da região.

O XXIII Festival do Tucunaré destaca a gastronomia local, dotada de simplicidade e muito sabor, resultado da mescla dos diferentes povos que formam a sociedade de Tucuruí. Além disso, será dado espaço para a essência folclórica do povo da região, por meio de apresentações de carimbó, siriá, lundu, entre outros. 

A programação é complementada pela presença de bandas populares em cada dia do evento: Caferana POP, no dia 3 de setembro e, no dia 4, Thiago Castro e James Viana. A banda Fruto Sensual fecha o festival no dia 5 de setembro.

A ocasião ainda permite uma oportunidade de valorização da produção dos artistas plásticos e artesãos locais, por meio de barracas distribuídas ao longo da Avenida Santo Antônio. Pratos preparados a partir do tucunaré poderão ser degustados em barracas similares, enquanto os visitantes prestigiam as apresentações culturais em um ambiente que garante acessibilidade aos portadores de deficiência.

Como parte da celebração, serão eleitas a barraca melhor ornamentada e o melhor prato à base de tucunaré. Por fim, haverá um concurso de poesia e a escolha da Rainha do Tucunaré, entre as representantes das barracas.

A 23ª edição do Festival do Tucunaré é promovido pela Prefeitura de Tucuruí, por meio do Departamento Municipal de Cultura. Ele acontece dos dias 3 a 5 de setembro, nas Escadarias de Santo Antônio.

Deixe seu comentário

Posts relacionados