Torneio de Pesca Esportiva de Piçarra terá início nesta quinta-feira, 25, com a presença do Ministro Helder Barbalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Continua depois da publicidade

Às vésperas do Torpep, 60 equipes já confirmaram participação. Torneio terá a presença do ministro da Pesca Helder Barbalho

O tradicional Torneio de Pesca Esportiva de Piçarra, sudeste do Pará, às margens do rio Araguaia, já inicia nesta próxima quinta-feira, 25, se estendendo até o sábado, dia 27. Até o fechamento desta matéria exatamente 60 equipes haviam confirmado participação, sendo 38 inscritas nas duas modalidades disponíveis: pesca do jaú e pesca do tucunaré.

Outdoor_Torpep2

Segundo a organização do XVIII Torpep, apesar de ser extremamente cansativo, a maioria das equipes, cada uma formada por três membros, prefere pescar nas duas modalidades porque são apaixonados pela pesca esportiva profissional e amadora, vale destacar que no torneio não é permitido levar os peixes capturados, devendo praticar a soltura dos peixes, sob pena de desclassificação. A pesca do tucunaré ocorre pelo período da manhã, das 7:00h às 17:00h; já a pesca do jaú acontece durante o período da noite, iniciando as 18:00h e terminando as 5:00h. Quatro barcos de alumínio, quatro motores de 15HP e mais duas motos zero quilômetros estão entre as premiações.

O prefeito de Piçarra Wagner Machado explicou que o Torpep é parte integrante de um projeto maior denominado “Araguaia, Nosso Rio, Nossa Vida”, que, em parceria com o município de Canaã dos Carajás, tem como objetivo bem cuidar do rio Araguaia e sua biodiversidade, incluindo peixes e quelônios, assim como preservar as praias do município, e também promovendo educação ambiental nas escolas. Segundo o prefeito de Canaã dos Carajás Jeová Andrade, este ano o repasse ao município de Piçarra foi de R$200 mil, recurso utilizado para realização de diversas ações do projeto.

Prefeito Wagne - Piçarra, prefeito Jeová - Canaã

A grande novidade este ano é a visita ilustre do ministro da Pesca Helder Barbalho, fato nunca ocorrido antes na abertura do XVIII Torpep, quinta-feira, 25. O ministro deverá fazer pronunciamentos de novos benefícios vindos do governo federal para o município de Piçarra.

Além da pesca, outros itens bastante apreciados são as atividades culturais do Torpep, como o Exército Repet, projeto que trabalha com materiais recicláveis, quadrilha junina, escolha da Garota Torpep, e também a exposição de peças de barro.

O Torpep anualmente é realizado na Vila Itaipavas, a 45 km do centro da cidade de Piçarra, onde está localizada a Pousada do Jaú.

Deixe seu comentário

Posts relacionados