SSAM: Programa Ilumina Marabá inicia no núcleo pioneiro

Até o final do ano, o objetivo é substituir mais de 32 mil pontos de iluminação no município e na zona rural
(Foto: Sara Lopes)

Continua depois da publicidade

O Programa Ilumina Marabá iniciou nesta quinta-feira, 15, na Marabá Pioneira, a substituição de lâmpadas tradicionais de vapor de mercúrio pelas de LED. Começando pela Rua 7 de Junho, a iniciativa foi acompanhada de perto pelos moradores, como o seu Melviro Saturnino Neto, que está animado com as mudanças.

“Uma lâmpada de LED, econômica, tem uma iluminação melhor e melhor em todo o sentido, porque as lâmpadas antigas gastam muita energia. Então, botando a lâmpada de LED tem uma iluminação mais prática, mais moderna. É bom, eu prefiro que seja assim”, afirma.

As lâmpadas instaladas têm capacidade de 150 watts e duração de até 15 anos. Além de melhorar a iluminação de vias públicas e a estética da cidade, a nova iluminação é necessária porque ajuda na segurança pública, acabando com pontos de escuridão pela cidade.

Na visão do morador Paulo Roberto Chaves, com essa iniciativa, Marabá se alinha com o que há de mais moderno em iluminação pública. “Em primeiro lugar é a economia, claridade, que é o principal e apitando coisa é que os maiores centros do país hoje, a gente verifica que já estavam sendo substituídas”, declara.

Depois da Marabá Pioneira, as equipes vão fazer a substituição de pontos de iluminação no bairro Amapá e no Núcleo Morada Nova. O objetivo é substituição mais de 32 mil pontos até o final do ano, alcançando também a zona rural.

O engenheiro eletricista Deive França atua na Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop). Segundo o engenheiro, a prioridade é atender vias que ainda não haviam recebido iluminação de LED, que são mais escuras e distantes do centro e também valorizar pontos turísticos.

“É muito importante porque estamos priorizando justamente aquelas ruas que têm iluminação muito deficiente. Estamos deixando bem iluminado, para diminuir a violência, inclusive aqui na Velha Marabá, nas Folhas mais afastadas. Vamos deixar um fluxo luminoso bem forte para inibir a questão da violência, da marginalização. Nos pontos turísticos a iluminação vai ser bem diferenciada, vai chamar muita atenção, vai ficar bem elevado o nível de iluminação”, destaca.

(Texto: Ronaldo Palheta/Prefeitura de Marabá)

plugins premium WordPress