A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canaã dos Carajás (SEMMA), por meio de seu titular, engenheiro Marcus Vinicius, se pronunciou sobre o envenenamento de duas árvores de Pau Preto, com mais de 15 anos, localizadas na Rua Tancredo Neves, no centro da cidade. A denúncia foi feita por moradores e ganhou ampla repercussão na imprensa local.
Segundo o secretário, o caso está sendo tratado com seriedade e responsabilidade técnica. “Entendemos a pressa da sociedade em relação a esse episódio. No entanto, nosso trabalho é técnico e exige cautela para que não cometamos nenhuma ilegalidade. Ficou evidente o prejuízo às árvores, provavelmente provocado por algum tipo de herbicida. Estamos atuando para reunir o máximo de informações sobre a possível autoria”, afirmou.
De acordo com ele, já foram ouvidas algumas pessoas e realizado levantamento de campo para identificar os responsáveis. “Esse trabalho requer paciência, pois, uma vez confirmada a autoria, iremos aplicar a multa cabível e encaminhar o processo ao Ministério Público e à Polícia Civil, para a devida apuração do crime ambiental”, acrescentou.
A sociedade aguarda que os autores sejam identificados e punidos, servindo o caso como exemplo para coibir novos crimes ambientais em Canaã dos Carajás — especialmente em um momento em que a preservação ambiental é tema de destaque nacional e internacional.
Carlos Magno
Jornalista – DRT/PA 2627