Secretaria de Saúde de Canaã promete zerar fila de cirurgias eletivas

As cirurgias serão feitas nas dependências da empresa contratada, em Canaã dos Carajás, que ficará responsável por toda a estrutura técnica e administrativa, incluindo mão de obra, insumos, medicamentos e equipamentos necessários.

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás (PA) anunciou a contratação de serviços especializados para eliminar a fila de cirurgias eletivas no município. O contrato, publicado no Diário Oficial dos Municípios nesta segunda-feira (21), é de número 20250729, originado do Credenciamento 083/2025-FMS.

O Fundo Municipal de Saúde firmou parceria com a empresa Vale dos Sonhos Serviços Médicos Ltda., selecionada por chamada pública para realizar os procedimentos. As cirurgias serão feitas nas dependências da empresa contratada, em Canaã dos Carajás, que ficará responsável por toda a estrutura técnica e administrativa, incluindo mão de obra, insumos, medicamentos e equipamentos necessários.

O contrato tem valor total de R$ 7.264.023,11, com vigência de 17/07/2025 a 17/07/2026.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Francisco Pereira da Silva Neto, o Chico Enfermeiro, a iniciativa atende a Boa determinação da prefeita Josemira Gadelha:

“A meta é zerar a fila de cirurgias eletivas. O centro cirúrgico do Hospital Municipal Daniel Gonçalves já possui uma rotina intensa e não consegue absorver toda a demanda. Por isso, foi necessário contratar serviços complementares para garantir que todos os pacientes sejam atendidos.”

Chico Enfermeiro destacou ainda que a gestão municipal tem priorizado investimentos em saúde, tanto em infraestrutura quanto na valorização do atendimento:

“Estamos investindo muito além do que é exigido constitucionalmente. E esses recursos são 100% próprios, provenientes do Fundo Municipal de Saúde. É o dinheiro do povo voltando para o povo, por meio de serviços de qualidade e inúmeros benefícios para toda a comunidade.”

A Secretaria de Saúde pretende, paralelamente, continuar ampliando ações de prevenção e promoção da saúde, especialmente diante da alta demanda por procedimentos de urgência e emergência, que têm limitado a realização de cirurgias eletivas no Hospital Municipal Daniel Gonçalves.

Essa estratégia, segundo o secretário, é fundamental para evitar que pacientes em fila de espera evoluam para quadros mais graves que necessitem de intervenções emergenciais. Com a contratação de serviços complementares, será possível reduzir o tempo de espera, minimizar complicações e garantir um atendimento mais ágil, eficaz e seguro para toda a população.

Texto: Carlos Magno

plugins premium WordPress