Reunião discute instalação de Núcleo Amazônico da ONU no Pará

Continua depois da publicidade

Implantação do Núcleo está programada para março de 2013, em Belém. Objetivo é combater tráfico de drogas, de pessoas e de armas.

Do G1 PA

Membros da comissão do Núcleo Amazônico do Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) estiveram reunidos em Belém, nesta terça-feira (28), para discutir a instalação do primeiro Núcleo Amazônico do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) no Pará.

O trabalho do Núcleo será voltado para o combate ao tráfico de drogas, de pessoas e armas. Crimes ambientais, combate ao trabalho escravo e proteção dos direitos humanos também estão na lista de ações preventivas a serem desenvolvidas pelo escritório.

Para Ana Celina, membro do Conselho Estadual de Segurança Pública, a ausência de denúncias sobre o tráfico humano desafia a polícia a investigar os casos. “Existe dificuldade em trabalhar com as mulheres e crianças, pois não há uma qualificação do autor que possa realizar a denúncia, o que dificulta o combate à prostituição no estado”, afirma.

Integrante do comitê gestor do programa Pro Paz e coordenadora do escritório da UNODC, Izabela Jatene diz que a implantação do escritório em Belém vai trazer benefícios para toda a população paraense. “Vamos construir um projeto que possa começar as atividades a partir do primeiro dia de funcionamento da UNODC, e que possa colocar a Amazônia em um cenário em que ela possa refletir sobre os seus próprios problemas”, garante.

Já para o secretário estadual de Defesa Pública e Segurança Social, Luiz Fernandes, a instalação do Núcleo vai beneficiar toda a região Norte. “Este trabalho vai ser de grande importância não só para o Pará, mas para todos os estados da região Norte, pois assim poderemos fazer um trabalho integrado que possa combater os principais problemas da região”, ressalta.

Deixe seu comentário

Posts relacionados