Remo é eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-PR nas cobranças de pênaltis e agora visa duas decisões: Copa Verde e Parazão

Continua depois da publicidade

Por Fábio Relvas

altetico x remo 3Em uma partida dramática do início ao fim, o Atlético-PR eliminou o Clube do Remo da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (15), no estádio Arena da Baixada, em Curitiba, e avançou para a 2ª fase da competição. A classificação dos atleticanos só foi conquistada nas cobranças de pênaltis, por 5 a 4, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Agora o Atlético terá pela frente o Tupi-MG.Em relação ao Remo, os azulinos terão pela frente duas decisões, uma pela Copa Verde e a outra pelo Parazão. A primeira será no próximo sábado (18), diante do Paysandu, valendo pelo segundo jogo da semifinal da Copa Verde. O Leão terá que vencer por dois gols de diferença para levar a decisão da vaga para os pênaltis, ou vencer de três, para conquistar a vaga direta, já que o Papão venceu o jogo de ida por 2 a 0.

A segunda decisão do Leão será na próxima terça-feira (21), quando os remistas terão pela frente o Paragominas pela semifinal do 2º turno do Parazão. Se vencer, o Remo decide o returno, caso a partida termine empatada, a decisão da vaga para a final será disputa nos pênaltis. As duas partidas decisivas do Remo serão disputadas no estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém.

O jogo: Atlético x Remo

O Clube do Remo entrou em campo com uma equipe totalmente diferente da qual disputa o Campeonato Paraense e a Copa Verde. O técnico Cacaio poupou alguns jogadores, mesclando o time com atletas reservas e aproveitou para promover duas estreias, a do lateral Cláudio Allax e a do meia Mateus Carioca.

atletico x remo 2O time mostrou que não estava entrosado e foi logo pegando pressão do Atlético. O Furacão quase abriu o placar nos dois primeiros lances do jogo. Na falta cobrada por Eduardo, Gustavo subiu livre e cabeceou, a bola passou assustando Fabiano. Um minuto depois, Bruno Mota recebeu lançamento, colocou na frente e chutou cruzado, a bola passou tirando a tinta da trave remista.

O Leão se encontrou na partida aos oito minutos, quando Rony tentou em jogada individual, o atacante chutou cruzado em lance pela direita, mas Weverton defendeu bem para o Atlético. Com muito mais domínio, os atleticanos foram para cima do Remo. Em outra jogada pelo lado esquerdo, o atacante Marcos Guilherme entrou livre dentro da área e mandou um balaço cruzado, a bola caprichosamente passou para fora, mas muito perto da meta de Fabiano.

O gol do Atlético estava amadurecendo até que saiu aos 19 minutos. O meia Felipe cruzou da esquerda na cabeça do zagueiro Lula, que testou firme para o fundo da meta de Fabiano, abrindo o placar na Arena da Baixada, 1 a 0. Após o gol atleticano, o Leão conseguiu segurar o adversário e tentava chegar no contra ataque.

Mas quem quase marcou foi o Atlético. Felipe cobrou escanteio, a bola ficou dentro da área remista e não apareceu ninguém do Furacão para meter no fundo do barbante. Em outro bate rebate na grande área do Leão, o meia Felipe mandou um chute de primeira, a bola tocou na trave no canto direito de Fabiano. Foi o que de melhor aconteceu na primeira etapa.

No segundo tempo, o Remo cresceu e foi para cima do Atlético. Logo aos oito minutos, após cobrança de falta da esquerda, o goleiro Weverton tirou de soco, mas na sobra, o meia Felipe Macena mandou um chutaço de fora da área e deixou tudo igual, 1 a 1, para a alegria da torcida remista que foi ao estádio.

atletico x remo 4

O gol animou os azulinos que passaram a jogar de igual para igual com os donos da casa. Levy cobrou falta para o Remo, Weverton aliviou afastando de soco. O Atlético não deixou por menos e em jogada de Eduardo pela direita, a bola chegou até Edigar Junio que chutou, mas em cima de seu companheiro Douglas Coutinho, que acabou atrapalhando a jogada de ataque.O Furacão chegou mais uma vez, após cobrança de escanteio, Gustavo cabeceou por cima da trave de Fabiano. Mas o Leão conseguiu se impor em campo e também levou perigo. Levy cobrou falta do meio da rua e o goleiro Weverton salvou espalmando para escanteio. O lateral direito Levy entrou bem na partida, desta vez cruzou na medida para o belo voleio do atacante Rafael Paty, a bola passou tirando a tinta do travessão atleticano.

Marcos Guilherme recebeu na esquerda e chutou, a bola não foi forte e ficou fácil para o goleiro remista Fabiano. O Leão quase chegou ao segundo gol, após jogada do atacante Rony, que cruzou da direita, mas Rafael Paty não alcançou o cruzamento. Aos 46 minutos, Fabiano salvou a pátria azulina, no chute de Edigar Junio, que apareceu livre e parou no paredão azulino. No lance seguinte, o Furacão teve tudo para marcar, mas Gustavo Marmentini sozinho conseguiu chutar por cima. Placar final: Atlético-PR 1 x 1 Remo.

Como o placar foi o mesmo do jogo de ida em Belém, a decisão da vaga foi disputada nos pênaltis. Melhor para o Atlético que venceu, por 5 a 4, e se garantiu na 2ª fase da Copa do Brasil. Marcaram para o Atlético: Gustavo, Natanael, Felipe, Gustavo Marmentini e Rafinha, enquanto que para o Remo marcaram: Ratinho, Felipe Macena, Rafael Paty e Levy.

“Fizemos um bom jogo. Apesar das mudanças, provamos que temos elenco de qualidade, e quando vai para a penalidade é difícil. Saímos da competição de cabeça erguida”, afirmou Fabiano, goleiro do Clube do Remo.

FICHA TÉCNICA

Atlético-PR: Weverton; Eduardo, Gustavo, Lula e Natanael; Deivid, Jadson, Bruno Mota (Edigar Junio) e Felipe; Marcos Guilherme (Rafinha) e Douglas Coutinho (Gustavo Marmentini). Técnico Enderson Moreira

Remo: Fabiano; Cláudio Allax (Levy), Ciro Sena, Igor João e Alex Ruan; Warian Santos, Ilailson, Felipe Macena e Mateus Carioca (Ratinho); Bismark (Rafael Paty) e Rony. Técnico: Cacaio

Árbitro: Braulio da Silva Machado-SC

Assistentes: Eder Alexandre-SC e Rosnei Hoffmann Scherer-SC

Cartões amarelos: Bismarck, Ciro Sena e Warian Santos (Remo); Deivid, Felipe, Gustavo e Jadson (Atlético-PR)

Local: Estádio Arena da Baixada, em Curitiba

Deixe seu comentário

Posts relacionados