Embarcações, motocicletas, máquinas de beneficiamento de madeira e extração de óleo de palma, sucata de ferro, artigos de armarinho, vestuário, eletrodomésticos e eletrônicos estão entre os itens ofertados. Os lances podem ser feitos de qualquer lugar do país.
A Receita Federal realizará leilão eletrônico para pessoas física e jurídica. Os interessados poderão fazer os seus lances de qualquer lugar do país. O prazo para recebimento de propostas terá início em 3 de novembro e se estenderá até as 19h do dia 13 de novembro. A abertura da sessão para os lances acontecerá às 16h do dia 14 de novembro. Todas as etapas seguirão o horário oficial de Brasília.
As mercadorias estarão divididas em 13 lotes, sendo que o lote mais barato terá lance mínimo de R$ 1.000,00 (hum mil reais) e será composto por sucata de ferro. Por outro lado, o lote de maior valor inicial será de uma máquina de extração de óleo de palma, com lance mínimo de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais).
O leilão será promovido pela Alfândega da Receita Federal no Porto de Belém. A exposição das mercadorias, em seus respectivos lotes, será realizada nos dias 3, 4, 12 e 13 de novembro de 2014, nos locais e horários indicados no edital.
Para apresentar a proposta do valor de compra, o interessado deverá ser portador de certificado digital válido e adotar os procedimentos discriminados no edital (inclusive anexos e erratas), que está disponível no sítio da Receita Federal na Internet: www.receita.fazenda.gov.br , no campo “informações”, item “leilão”, ou diretamente no endereço eletrônico http://www.receita.fazenda.gov.br/DestinacaoMercadorias/Leiloes/LeiloesEletronicos/default.htm
Os bens que irão à leilão são oriundos de apreensões realizadas pela Receita Federal e por Órgãos parceiros.
Com o intuito de promover a prevenção a ilícitos, e evitar irregularidades, tanto na importação quanto na exportação, a Receita Federal tem investido, cada vez mais, em orientação à sociedade, por meio de eventos de Educação Fiscal em todo o país.