Continua depois da publicidade

Jakson Silva
A morte do presidente da subseção da OAB em Parauapebas, Jakson Silva ainda repercute na esfera nacional. Durante a primeira sessão do ano do Conselho Federal da OAB ficou aprovado a aquisição de um veículo blindado para servir à Comissão de Prerrogativas da OAB/PA e o envio de ofício ao procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, pedindo incidente de deslocamento de competência para julgar as violências contra os advogados do Estado. O Conselho quer que os crimes contra os advogados paraenses sejam federalizados.

Petrobras
O presidente da Vale, Murilo Ferreira, é um dos possíveis substitutos de Graça Foster na presidência da Petrobras, segundo especula-se no mercado financeiro. Mas, de acordo com ministros, a indicação do executivo é arriscada, pois o mercado espera uma opção menos identificada com a presidente Dilma Rousseff, assim como foi feito na Fazenda. O ex-presidente da mineradora, Roger Agnelli, também é citado. Na sexta-feira (6), será eleita a nova diretoria da estatal.

Em crescimento
As grandes produtoras de minério de ferro adicionaram 234 milhões de toneladas à oferta mundial da commodity nos últimos dois anos e estão bem posicionadas para aumentar esse número até 2020. A declaração foi feita hoje (4) pelo diretor-executivo de Ferrosos da Vale, Peter Poppinga, durante uma conferência do setor.

Estacionamento
Aumentou e muito a demanda no aeroporto de Parauapebas, em Carajás com os novos voos da Azul e Gol. Hoje para se conseguir uma vaga para estacionar um veículo próximo ao aeroporto é preciso chegar com pelo menos duas horas de antecedência, caso contrário o jeito é deixá-lo parado na beira da pista de acesso. Vale, Infraero e Prefeitura ainda não perceberam a necessidade de criar novas vagas para atender a população que usa aquele aeroporto, já que boa parte das atuais são “reservadas” aos veículos de locadoras.

Morro dos Ventos
É preciso que a Secretaria de Administração de Parauapebas também crie novas vagas para que os usuários do Morro dos Ventos estacionem mais próximo da prefeitura. Hoje, com o aumento da demanda de acesso, deixa-se o veículo próximo da rotatória, cerca de oitocentos metros do Palácio dos Ventos.

Cobrança
Uma ação conjunta está sendo planejada entre os principais estados impactados pelos efeitos da Lei Kandir e do Fundo de Exportações – FEX. A informação foi do governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), que acionou os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e do Pará, Simão Jatene (PSDB), para buscarem maneiras de receber os recursos que não foram repassados pelo Governo Federal no ano passado, a primeira vez em mais de 20 anos de vigência da legislação de ressarcimento pela desoneração de produtos primários e semielaborados.

Cobrança II
Os produtos destinados à exportação deixam de ter a cobrança do ICMS, trazendo dificuldades para o Estado e para os municípios, pois em se tratando de ICMS a partilha feita é de 75% para o Estado e 25% para as administrações municipais. A liberação dos valores ajudaria em muito os Estados neste momento de dificuldades, porém muitos mais aos municípios que também são contemplados com o ressarcimento da desoneração dos produtos primários e semielaborados destinados a exportação.

Marabá
Exatamente 324.810 pacientes foram atendidos, em 2014, pelo Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) Dr. Geraldo Veloso, com sede em Marabá. No ano, foram feitas 3,2 mil internações e 3.152 cirurgias, além de 150 mil exames laboratoriais. Além disso, foi instalado o Núcleo de Segurança do Paciente, juntamente com a implantação da “Qualidade” e outras certificações que melhoraram o atendimento aos moradores da região, que tem mais de 1,1 milhão de habitantes.

Marabá II
Atualmente o Hospital Regional tem 115 leitos, 38 de UTIs (neonatal, pediátrica e adulto), e presta atendimento em diversas especialidades, como neurologia, cardiologia, pediatria, urologia, vascular, oftalmologia e otorrinolaringologia, além de ser referência em traumatologia. São 576 funcionários, 498 funcionários próprios e 78 terceirizados, que recebem treinamento periodicamente.

Embargo
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou o calendário florestal para 2015 e até o final de abril diversos municípios do Pará deverão cumprir o embrago de exploração madeireira. Dependendo da região, o embargo será em diferentes períodos.

Embargo II
A lista com os municípios embargados a partir de fevereiro envolve quatro regiões. Na região Araguaia estão os municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau d’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara. Na região Carajás, os municípios incluídos no embargo são: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia e São Geraldo do Araguaia.

Belém
A violência epidêmica está em disparada galopante. Isso ocorre desde 1980, quando tínhamos 11 mortos para cada 100 mil pessoas. Em 2012, pulamos para 29 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. Segundo dados divulgados, em janeiro de 2015, pela Organização da Sociedade Civil mexicana, chamada Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública y la Justicia Penal,  Belém é a 18ª cidade mais violenta do planeta – cidades com mais de 300 mil habitantes – , com 1,130 homicídios, 53,06 / 100 mil habitantes.

Deixe seu comentário

Posts relacionados