Programa Lote Urbanizado em Parauapebas

A ASCOM divulgou hoje (19) um balanço sobre o recadastramento solicitado pela Secretaria Municipal de Habitação que suspendeu temporariamente o Programa “Lote Urbanizado” oriundo do governo anterior e que distribuiu 4.005 lotes.

Apenas e tão somente 796 pessoas (19,87%), do total de 4.005 indicados como beneficiados do programa, compareceram ao recadastramento. Dessas, foram identificadas 293 pessoas que se encaixam nos critérios de família de baixa renda, como preconiza a Lei 4.426/2010 que estabelece baixa renda “quem recebe mensalmente valor líquido de até 3 (três) salários mínimos, ou seja, 1.866 reais”. 278 pessoas apresentaram renda acima de 3 salários mínimos e 225 pessoas não forneceram documentação necessária para a avaliação da renda.

Ainda segundo a ASCOM, 1.713 pessoas dos 4.005 beneficiados não possuem nenhum documento no Setor de Cadastro da Sehab, assim como 1.496 estão com documentação incompleta. Além disso, foram identificados 123 casos de duplicidade (duas pessoas com o mesmo lote).

Segundo a Sehab, o programa continua suspenso e as construções no local do empreendimento não são permitidas até que o processo de levantamento e avaliação seja concluído. O mutuário não poderá dar ao lote urbanizado e à unidade habitacional destinação diversa de habitação, sendo-lhe vedado ceder a qualquer título, ainda que gratuito, vender, transferir, doar, locar ou efetivar qualquer transação no sentido de transferir a posse e/ou a propriedade do imóvel, pelo prazo mínimo de 10 anos, sob pena de incidir em multa de 100% do valor subsidiado pelos cofres públicos, que deverão ser pagos integralmente, quando da apuração do caso, devendo incidir ainda sobre o mesmo, os juros e correções monetárias, conforme Art. 8º da lei 4.426/10.

Visando atender os beneficiados que ainda não atualizaram seu cadastro, a Secretaria fará um novo atendimento no período de 21 de fevereiro a 02 de março, das 09h às 19h, no Setor de Cadastro da Sehab, localizado à Rua Belém, nº 311 – entre as Ruas 4 e 5, Bairro Primavera.

Posts relacionados

Direitos sobre os imóveis do Programa Lote Urbanizado

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) comunica aos beneficiários do Programa Lote Urbanizado, nos bairros Ipiranga e Tropical I e II, que os direitos inerentes aos imóveis entregues oficialmente, mediante título de lote não edificado, são de responsabilidade do titular do imóvel. Portanto, não cabe à administração pública a adoção

Programa Lote Urbanizado continua provocando tumulto em Parauapebas

Centenas de pessoas voltaram a fazer manifestação hoje pela manhã em frente ao Ginásio Esportivo de Parauapebas em virtude da revisão dos cadastros do Programa Lote Urbanizado, da prefeitura de Parauapebas. Algumas faixas e cartazes pediam a saída da Secretária de Habitação, Maquivalda Aguiar Barros (PDT) e lembravam com saudosismo

Direitos sobre os imóveis do Programa Lote Urbanizado

A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) comunica aos beneficiários do Programa Lote Urbanizado, nos bairros Ipiranga e Tropical I e II, que os direitos inerentes aos imóveis entregues oficialmente, mediante título de lote não edificado, são de responsabilidade do titular do imóvel. Portanto, não cabe à administração pública a adoção de medidas preventivas ou repressivas de terrenos particulares ocupados irregularmente. Cuide do seu patrimônio e ajude-nos a construir um lugar melhor para viver. Prefeitura Municipal de ParauapebasAssessoria de Comunicação Social

Programa Lote Urbanizado continua provocando tumulto em Parauapebas

Centenas de pessoas voltaram a fazer manifestação hoje pela manhã em frente ao Ginásio Esportivo de Parauapebas em virtude da revisão dos cadastros do Programa Lote Urbanizado, da prefeitura de Parauapebas. Algumas faixas e cartazes pediam a saída da Secretária de Habitação, Maquivalda Aguiar Barros (PDT) e lembravam com saudosismo o antigo secretário, segundo a atual gestora, responsável por erros na distribuição dos lotes do programa Logo de manhã os manifestantes já aguardavam a abertura dos portões do ginásio onde