No mês em que se celebra o Dia do Professor, a Afya reafirma seu compromisso com a valorização da docência ao integrar egressos ao corpo docente por meio do programa Professores do Amanhã. A iniciativa nacional do grupo Afya — maior ecossistema de educação e tecnologia em Medicina do Brasil — já apresenta resultados concretos em Marabá e em Redenção: recém-formados passaram a integrar a rotina de ensino da unidade, fortalecendo a formação prática dos alunos e contribuindo para a resposta às demandas de saúde do município.
Com protagonismo regional, o Pará recebeu mais da metade dos médicos egressos selecionados para o programa Professores do Amanhã.
Dos nove médicos selecionados em todo o Brasil, cinco foram oriundos de unidades do Sudeste Paraense — sendo três em Marabá e dois em Redenção. Os demais participantes são da Bahia (2), Maranhão (1) e Rondônia (1). Esse dado reforça o compromisso da Afya com a interiorização da educação médica e com o fortalecimento da saúde nas comunidades locais.
“O programa valoriza os egressos ao oferecer oportunidade de ingressar na docência — muitos já manifestam esse interesse durante a graduação”, afirma o coordenador do curso de Medicina da Afya Marabá, o médico Leonardo Magalhães. Segundo ele, ter egressos formados na própria cidade, que conhecem as demandas dos serviços locais, garante que a atuação docente considere a realidade da população.
A seleção dos participantes foi conduzida pela Diretoria Nacional de Ensino, em parceria com o RH do grupo Afya e teve mais de 100 inscrições alunos que se formaram em unidades de todo o Brasil. O processo avaliou histórico acadêmico, coeficiente de rendimento, atividades extracurriculares, produções científicas e incluiu entrevistas para análise de perfil. Os selecionados passaram a atuar em diferentes eixos da matriz curricular — do primeiro ao oitavo período — sob supervisão de professores do quadro.
Na prática, os egressos dividem a sala de aula com docentes em disciplinas que vão do treinamento de habilidades médicas ao eixo Saúde, Organização e Integração (SOI) e à Clínica Integrada. Eles auxiliam na execução de práticas, orientam estudantes e identificam lacunas de conhecimento que, muitas vezes por terem sido alunos recentemente, conseguem perceber com clareza. “Eles dão suporte porque conseguem apontar lacunas e oportunidades de melhoria ao professor”, observa Leonardo.
Entre os participantes está o médico José Wneyldson da Silveira, egresso da primeira turma de Medicina da Afya Marabá. Para ele, a transição de aluno para docente foi marcada por emoção e responsabilidade. “Voltar como professor para o lugar onde vivi tantas experiências como estudante me fez refletir sobre o impacto da formação médica na vida das pessoas”, conta. Ele destaca o sentimento de pertencimento e a capacidade de se conectar com os alunos por conhecer seus medos e expectativas: “Isso me permite ser um educador mais empático e alinhado às necessidades reais da formação.”
Wneyldson Silveira também comenta os aprendizados e desafios enfrentados como preceptor. “O maior ganho tem sido enxergar cada aluno como um futuro médico em formação integral, valorizando não apenas o conhecimento técnico, mas também o aspecto humano”, afirma. “Um desafio é garantir experiências potentes e estruturadas mesmo diante de limitações de serviço. Outro é aprender a guiar sem conduzir demais, permitindo que eles desenvolvam autonomia com segurança.”
Além da atuação em sala, os participantes cursam a pós-graduação em Preceptoria em Saúde oferecida pela Afya, que valida o trabalho desenvolvido ao longo dos 12 meses previstos pelo programa. A combinação de experiência prática e formação complementar consolida competências docentes e clínicas.
Acredita Wneyldson Silveira que a presença dele como egresso contribui diretamente para a formação dos novos estudantes e para a saúde da comunidade local. “Ser professor onde fui aluno mostra aos estudantes que eles também podem transformar a realidade ao seu redor. Para a comunidade, essa continuidade gera confiança e compromisso. Atuo como elo entre a universidade e a população, mostrando que a saúde começa na escuta, no vínculo e no cuidado contínuo.”
“Ter dois médicos egressos atuando como docentes aqui na Afya Redenção é motivo de orgulho e sinal de que estamos formando profissionais comprometidos com a transformação da saúde local. O programa Professores do Amanhã fortalece nossa missão de unir ensino e serviço, e a presença desses jovens médicos, que conhecem de perto a realidade da região, enriquece a formação dos nossos alunos. Eles trazem uma escuta sensível, uma linguagem próxima e uma vivência que inspira. É uma forma concreta de devolver à comunidade o cuidado que ela oferece durante a formação médica”, afirma o médico Diôgo Amaral Barbosa, Coordenador Acadêmico de Afya Redenção.
Feito em rede, o Professores do Amanhã conecta formação, serviço e comunidade, promovendo retenção profissional em Marabá e ampliando a capacidade do sistema local de saúde — enquanto qualifica a próxima geração de médicos.
Neste Dia do Professor, a Afya celebra não apenas o ato de ensinar, mas o poder de inspirar. Ao abrir espaço para que seus próprios egressos se tornem educadores, a instituição reafirma que ensinar é também um gesto de gratidão, compromisso e transformação.
(Texto: Elizabete Ribeiro/ Temple Comunicação)