Primeiro carro elétrico desenvolvido no Brasil chega ao mercado no final do ano

A promessa vem do empresário que está a frente do projeto
O protótipo do Lecar Model 459 entre em testes para homologação neste primeiro semestre

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Já com nome e data para ser lançado, o Lecar Model 459 será o primeiro carro elétrico com produção em linha no Brasil e chega ao mercado em dezembro de 2024. É o que promete Flávio Figueiredo Assis, que no ano de 2022 deu início à Lecar com sede em Alphaville, São Paulo, e planta Industrial em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Atualmente, o capital é 100% próprio, mas a expectativa é fazer a oferta pública inicial (IPO) na Bolsa de Valores em 2025.

O advogado com veia de empreendedor vendeu sua empresa, a Lecard, uma administradora de cartões Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) que chegou a uma movimentação anual de R$ 1 bilhão, fundando a Lecar no mesmo ano.

Ele conta que, inspirado pelo bilionário sul-africano Elon Musk, resolveu apostar na produção de uma carro elétrico genuinamente brasileiro, porém, com componentes importados. Isso aconteceu ao se deparar com a Lei 8.723, publicada em 1993, que regulamenta a redução de emissões de CO2 de veículos com prazo final em 2027, encerrando a utilização de motores a combustão em veículos automotores fabricados a partir de 2028.

Cerca de 35% das peças do Lecar Model 459, o primeiro veículo da companhia, serão importadas da China. Motores e baterias virão do fabricante chinês Wiston, que fornece também para a Volkswagen e Hyundai. O restante será produzido no Brasil. Em fevereiro, o carro, cujo protótipo está em desenvolvimento, segue para uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, onde será submetido a avaliações de impacto, aerodinâmica e simuladores de segurança. Essa etapa terá duração de até nove meses; depois disso, o produto entrará em linha de produção, devendo estar disponível ao mercado a partir de dezembro de 2024.

O Lecar Model 459 terá um custo de R$ 279 mil e autonomia de 400 km por carga. A carga tributária é de 43%. A empresa também planeja a criação do Lecar POP, uma versão popular e com o uso de baterias e motores elétricos produzidos no Brasil que, com os mesmos incentivos fiscais aos elétricos existentes em diversos países, teria o custo estimado de R$ 100 mil e autonomia de 200 km por carga.

A estimativa é produzir 300 veículos por mês já no primeiro ano de fabricação, gerando 600 empregos diretos e R$ 1 bilhão de faturamento. O foco das vendas será a Grande São Paulo, especialmente entre a capital, Campinas e São José dos Campos.

Por Val-André Mutran – de Brasília