Preterido nas urnas, prefeito de Eldorado não paga salário e provoca interdição de BR por funcionários municipais

A BR-155, em Eldorado dos Carajás, sudeste do estado, ficou interditada por cerca de cinco horas na tarde desta segunda-feira (25). Os manifestantes eram servidores municipais que não receberam salários. …

imageA BR-155, em Eldorado dos Carajás, sudeste do estado, ficou interditada por cerca de cinco horas na tarde desta segunda-feira (25). Os manifestantes eram servidores municipais que não receberam salários. A manifestação começou às 11h da manhã, no quilômetro 100.

Os dois lados da rodovia foram bloqueados. Segundo os manifestantes, os mais de mil servidores de cinco secretarias que foram demitidos pelo prefeito Genival Diniz (PT) nos meses de outubro e novembro não receberam as rescisões. Os funcionários que ainda têm vínculo com a prefeitura reclamam da falta de pagamento dos salários de dezembro e do 13º.

“Foram demitidos mais de cem funcionários em outubro e não houve nenhum questão sobre rescisão, não receberam nada. Em novembro foram demitidos mais 800 funcionários do município e até hoje nenhum pagamento de rescisão. Dezembro não se tem notícia de receber, o prefeito diz que não tem dinheiro e o 13º até agora não tem previsão”, diz Beneval Pereira, diretor do O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (SINTEPP).

Saúde
Os postos de saúde do município não estão funcionando e desde o último sábado (22) o Hospital Municipal só atende casos de emergência. “O quadro de funcionários de enfermagem, que mantêm o hospital funcionando, ficou bastante reduzido. Segundo o secretário, o dinheiro está na conta, mas mesmo assim não conseguem pagar a gente”, diz Maria dos Reis, servidora pública.

Repasses de consignados não estão sendo efetuados
imageServidores que fizeram empréstimo consignado estão com problemas. A servidora Neusa Saraiva contraiu um empréstimo há dois anos e a parcela é descontada no contra-cheque.

Desde maio o banco cobra o pagamento. “Desde o mês cinco não estão repassando para o banco. Estou aqui com os contra-cheques, o valor foi descontado e não estão repassando. O banco já me mandou duas cartas e eu não sei o que fazer porque o valor está sendo descontado, mas não está sendo repassado”, diz.

A equipe da TV Liberal foi até a sede da prefeitura de Eldorado dos Carajás, mas os funcionários estão de recesso e não foi encontrado nenhum responsável para falar sobre o assunto.

A rodovia foi liberada no final da tarde.

Com informações do Jornal Liberal 2ª Edição

21 comentários em “Preterido nas urnas, prefeito de Eldorado não paga salário e provoca interdição de BR por funcionários municipais

  1. Bideco Responder

    Boa noite Zé Dudu.
    Anônimo das 9:11 de 03.01, só conheço duas pessoas com desenvoltura para pronunciar a palavra “moleque” se referindo ao ex-prefeito Genival, até compreendo porque você é, exatamente isso! Veja bem. Não sou assessor, laranja, baba ovo e muito menos moleque de ninguém. Percebo em suaspalavras que você é conhecedor do esquema e deve fazer parte da equipe da nova gestão.
    Primeiro, porque pauto meu debate com ética, respeito e conhecimento de causa.
    Segundo, procuro ter responsabilidade ao levar informação ao leitor com o intuito de esclarecer e não confundir, ludibriar o cidadão. Terceiro, suas afirmações são mentirosas, caluniadoras e mal intecionadas. Não é verdade que o Genival quase foi preso, muito pelo contrário, estava comprindo com suas obrigação de gestor, devolvendo maquinário locado aos seus proprietários, tanto que o atual gestor teve que fazer isso, devido sua peculiar ignorância. Tampouco há sucateamento da máquina administrativa, basta visitar os órgãos de governo e verá. Da mesma forma não é totalmente verdadeira a imformão do não pagamento do décimo, pois a secretaria de saúde pagou grande parcela de 13° e salário de dezembro, deixando os demais empenhados e recursos naordem de 500 mil reais nas contas para que o atual gestor pague o salários e décimo dos demais servidores.
    Muito obrigado pelo espaço informativo.
    Abraço

  2. Bideco Responder

    O comentário anterior é referente ao comentário do Márcio e não do João.
    Rodrigo, Não há sucateamento de máquina coisa nenhuma! Pelo que sei, durante a gestão do Genival houve centenas de obras que trouxeram o bem estar da população, seja na zona urbana quanto rural, inclusive de estruturação das repartições públicas.
    Em relação ao salário de dezembro e 13°, apenas a secretaria de saúde conseguiu efetuar o pagamento de parcela do 13° e do salário de dezembro, haja vista que os recursos fundo-a-fundo para pagamento de servidores e outras despesas, referentes ao mês de dezembro, só entrou nas contas do Fundo nos dias 29 e 30/12, período de recesso bancário, o que impediu o pagamento do salário de todos os servidores. Essas foram as informações que obtive junto aos gestores anteriores e conselho municipal de saúde.
    Segundo informações prestadas, para garantir o pagamento dos servidores, a folha de dezembro e 13° foram empenhados com a indicação dos recursos disponíveis nas contas do Fundo Municipal de Saúde, em torno de 500 mil reais. Cabe aos novos gestores efetuar o pagamento dos servidores, conforme determina a legislação.
    Abraço.

  3. Bideco Responder

    João, o canal de TV que leva ao ar o sinal da Globo/Liberal, constantemente tem ocorrido problemas deixando a população sem sinal de TV, não acredito em represálias, agora todo problema é do gestor anterior.
    O pessoal do novo governo tem que entender, ou melhor, cair a ficha de que agora eles sãos gestores e portanto responsáveis para fazerem a coisa acontecer. Tem que ter competência para solucionar os problemas do dia-a-dia do município, foi pra isso que foram eleitos.
    “Outro dia (ontém) um paciente com fratura de brço chegou ao Hospital Municipal para receber atendimento médico não foi regulado para um hospital pactuado da região (Marabá, Pebas ou Regional) com o argumento que o telefone estava cortado. Ora bolas! Use celular ou particular para regular e não tentar buscar desculpa para não solucionar o problema. Barbaridade! A nova direção do Hospital Municipal é ….., vamos v..!!!
    Falar nisso, o pessoal que cobrou ,antes da hora, pagamento de 13° e salário não vai continuar com a reivindicação não? Isso prova mais uma vez o caráter político da equivocada manifestação.
    Abraço.

  4. Bideco Responder

    Márcio, você tem razão quando fala que 13° é um direito de todo trabalhar e dever do empregador, porém, essa história de que o prazo venceu em 20/12 é balela para otário se divertir.
    Eldorado continua do mesmo jeito, ninguém tá morrendo por isso não!! Fico triste pelo fato de ainda não ter acontecido o pagamento do 13°, mas nada para tanta anarquia e ignorância de alguns gatos pingados.
    Ah!! A Saúde quitou o seu 13° em 28/12, sendo transmitido para o BASA que no prazo máximo de 48h creditará o mesmo na conta de cada servidor.
    O que importa é o seu recebimento.
    O que aconteceu em Eldorado foi um movimento político orquestrado pelo futuro prefeito e aliados contra o prfeito Genival.
    Intere melhor dos fatos.
    Abç.

    • Márcio Responder

      Pobre Eldorado!Sem salário,sem sinal de televisão, sem rumo. Zé Dudu vc sabia que só assiste televisão em Eldorado quem possui TV paga, que as imagens de um canal deixaram de ser transmitidas faz algums dias. será merá coincidência? será represália?o que será?

    • Anônimo Responder

      vc deve ser mais um dos laranjas que Eldorado tinha, e deve ter recebido muito bem para está defendendo aquele moleque, ladrão que no penúltimo dia de mandato quase vai para detrás das grades por tentar pagar suas dividas com o patrimônio publico e ainda deixou centenas de trabalhadores sem receber 13º salário sem falar no mês de dezembro que ninguém ou melhor pode ser que os babas ovos como você tenha recebido. Vá procurar estudar, ler as leis para você não sair ai falando abobrinha.

  5. Bideco Responder

    Ei tal João! Quem vç pensa que é?
    Na verdade, todo moleque tem mania de pensar que homens também sejam. Desculpe o teor, mas parece ser esse o nível que vç conhece. Ser desrespeitoso com o próximo.
    Veja bem, se tem uma coisa que servidor algum possa reclamar é referente ao pagamento de salário na gestão do Genival, nunca houve atraso. Agora, no fim do mandato, os adversários na tentativa de macular a imagem do prefeito, sem fundamentação legal nenhuma, pois o prefeito tem até o dia 31/12 para pagar salários e outras despesas do município, levantaram movimento para recebimento de 13° e salário de dezembro, antes mesmo do vencimento do prazo legal para tanto.
    O movimento é absurdo e meramente político, único objetivo é desviar a atenção para as mazelas que virão bem próximo, na futura administração. Os principais articuladores do movimento são dirigentes e apoiadores do prefeito eleito, pois ele sabe que jamais vai poder cumprir com as mentiras de campanha que eles chamam de propostas de governo.
    Zé Dudu, não é bom entrar na pilha de demagogos e oportunistas que usam seu valoroso instrumento de comunicação para macular pessoas decentes, e de maneira covarde!
    Parabéns pelo espaço de debate.

    • Márcio Responder

      O prazo para o pagamento do 13º já aspirou, foi 20/12.E é uma vergonha o que está acontecendo ai em Eldorado.Vi a reportagem, gente idosa esperando o prefeitão daí aparecer para receber o dinheiro que lhe é devido. Cadê o Ministério Público, Cadê as autoridades constituídas que não tomam as providências legais?

  6. João Responder

    E o povo ainda espera a presença do prefeito covarde e moleque genival diniz em frente sua residencia mas ele é tão moleque que somente se manifesta por mensagem de celular e ainda diz que foi um bom prefeito é muito descarado mesmo

  7. João Responder

    Ei Bideco o genival foi tão bom gestor que foi repugnado nas urnas ficando atrás até do 12 que concorria pela primera vez uma eleição. Será que toda a população é sem noção igual você diz que o márcio é?

  8. João Responder

    Bideco você conhece a clt e as leis municipais pois voce fala que contratado nao têm direito, perdeu uma boa oportunidade de mostrar ser inteligente e ficar calado.

  9. João Responder

    Bideco eu sou funcionário em eldorado estou aqui no sintepp com o companheiros acho que o desinformado ou baba ovo do genival ladrao é você.

  10. João Responder

    Os funcionarios de eldorado ainda estão reunidos no sintepp esperando uma solução para o problema pois o prefeito se escondeu só se comunica por mensagem de celular não têm coragem nem moral para sentar com o povo e resolver o problema. Assim também ele não terá mais imagem para política e nem para conseguir votos para o zé geraldo e bernadete. O pt em eldorado ta na lama.

  11. Pedro souza Responder

    Pois mas o que se ouve é que os padrinhos desse bandido truculento ja conseguiram para ele um cargo de superintendente do incra. Parabéns ao zé geraldo e a bernadete por privilegiar a incompetencia e a desonestidade com o povo de eldorado mas isso será lembrado nas próximas eleições para deputado federal e estadual e para senador . Não podemos apoiar políticos que abraçam gente como o ex prefeito genival diniz.

  12. Bideco Responder

    Márcio, vç não sabe nem a hora que tá com fome, fala tanta besteira e acusa pessoa sem saber a realidade. Eldorado, na gestão do Genival nunca houve atraso no pagamento de servidores, pelo contrário. Acho que vç é um dos que gosta de uma “boquinha”, ou seja receber sem trabalhar, que coisa feia falar dos outros sem qualquer noção da realidade!

    • Márcio Responder

      Ei Bideco, graças a Deus eu não dependo dos salários dai de eldorado, pois, com certeza não saberia a hora de come, já que o prefeito não cumpre com as obrigações e ai ficaria dificil realmente ter o que comer. A cidade de Eldorado parece uma cidade pós guerra, o prefeito se tivesse feito o bom trabalho que vc fala, teria sido eleito.Mais no nosso país alguns políticos são premiados por pessimas administrações, parece que o dai é mais um. Cargo no INCRA, é brincadeira.

  13. Bideco Responder

    Caro Zé dudu,
    Em Eldorado não existe salário atrasado de servidores, na verdade não ocorreu ainda o pagamento do 13º, mas há previsão de pagamento no dia 28/12. O que existe mesmo é oba oba de servidores folgados e opositores do prefeito tentando desgastar o gestor, penso que estão dando um tiro no pé com essas minguadas manifestações.
    Em relação a recisão, vç já viu servidor temporário (contratados) ter direitos? Não passa de falácias de desocupados com suposições.
    São tantos os municípios que ainda não pagaram o décimo.
    Abç

    • Anônimo Responder

      Zé Dudu, alguma informação sobre a regularização dos pagamentos dos servidores em Eldorado. Segundo o assessor do Prefeito Bideco a previsão era 28/12.

    • Márcio Responder

      Zé, alguma informação sobre a regularização dos salários em Eldorado, segundo o Assessor do prefeito Bideco, a previsão era 28/12.

    • Rodrigo Responder

      Caro Bideco, o ex prefeito de Eldorado Genival Dinis, deixou a máquina sucateada, sem nehum centavo na conta da prefeitura e ainda devendo o salário para muitos funcionários. Uma vergonha a maior descepção que os professores e a popiulação ja teve com um prefeito foi com esse sugeitinho ladrão do dinheiro publico chamado GENIVAL DINIS ( Genival do PT)

  14. Márcio Responder

    Um indivíduo desse deveria no minímo ser preso, ter seus direitos políticos cassado e devolver todo o dinheiro que ele usurpou da Prefeitura.Lugar de político corrupto é na cadeia.

Deixe seu comentário