Prefeito de Marabá assina decreto regularizando taxi-lotação

Continua depois da publicidade

O prefeito de Marabá, Maurino Magalhães de Lima, assinou ontem (21) o decreto que regulariza o serviço de taxi-lotação em Marabá. Agora, a categoria tem 30 dias para fazer as adequações necessárias para exploração de mais esse transporte alternativo regularizado na cidade. O outro, é o de mototáxi.

Segundo o prefeito Maurino Magalhães, com esse gesto, ele regulamenta na cidade todos os serviços de transportes públicos. Ele lembra que desde que a cidade começou a ter serviço de transporte público, que nunca houve regulamentação do setor. Daí na grande confusão existente, sem contar a deficiência. "Em menos de um ano e meio de governo, estou regulamentando um setor, que apresentava inúmeros problemas e que não havia como fazer qualquer cobrança por parte do próprio município porque estava irregular. Tantos as empresas de ônibus, como os serviços alternativos de mototáxi e taxi-lotação estavam irregular".

Ao todo, foram disponibilizadas 54 vagas para o serviço de taxi-lotação. O valor da passagem para qualquer itinerário ficou estipulado em R$ 3,00. Um novo reajuste agora só com aprovação do Conselho de Transporte, a exemplo do que é feito com o transporte coletivo.

Também será  disponibilizada uma cota de gratuidade, para quem é amparado por lei, assim como de meia-passagem para estudante.

Também nesses 30 dias vão ser definidas as áreas da cidade cobertas pelo serviço, que vai atender, inclusive, os bairros de São Félix e Morada Nova. As pessoas beneficiadas com as vagas serão definidas pelos sindicatos da categoria. Os carros de lotação não terão taxímetro, assim como terão uma faixa identificação.  Cada um também deve trazer identificado o itinerário que faz, para que a população não pegue qualquer carro.

Os locais de parada também serão definidos. Quando começar a funcionar dentro das normas estabelecidas, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) vai iniciar uma pesada fiscalização, contando com o apoio da Polícia Militar e DETRAN, para coibir a exploração do serviço por taxis particulares, como vem acontecendo. "Vamos ser rigorosos na fiscalização. Quem duvidar disso, vai se surpreender. Marabá precisa ter ordem e isso é uma coisa que meu governo vai fazer. Ordenar essa cidade", frisou o gestor.

Falando sobre o serviço, o prefeito destacou que essa é mais um compromisso firmando durante sua campanha que honra.

"Fiz esse compromisso com vocês [taxistas] e hoje [ontem] estou honrando. É  também um compromisso concretizado com a comunidade que usa o serviço".

O prefeito também destacou que está em andamento a discussão do Plano Diretor do Transporte Público de Marabá, que vai ordenar todo o serviço. "Com base nesse plano, vamos saber se é preciso aumentar o número de coletivos, mototáxi e taxi-lotação".

Fonte:Secom/PMM

[ad code=1 align=center]

Deixe seu comentário

Posts relacionados