Posicionamento da Vale sobre a interdição do acesso à Fazenda São Luís

A Vale informa que cerca de 200 invasores cercaram os acessos à Fazenda São Luís, de propriedade da Vale, em Canaã do Carajás. Os invasores tentam ocupar o imóvel, praticando …

A Vale informa que cerca de 200 invasores cercaram os acessos à Fazenda São Luís, de propriedade da Vale, em Canaã do Carajás. Os invasores tentam ocupar o imóvel, praticando ato ilegal previsto no Código Penal, além de desobediência a ordem judicial de reintegração de posse deferida pela Juíza de Canaã, incorrendo aos invasores em multa diária de R$ 10 mil reais.

A Vale ressalta a importância ambiental e arqueológica da Fazenda São Luís e suas imediações, como local a ser protegido pelo acervo representativo de cavidades naturais e nascentes de recursos hídricos que, inclusive, abastecem povoados próximos, como a Vila Planalto.

A empresa esclarece que a área foi adquirida legalmente, para viabilizar suas atividades de mineração e compensação ambiental. Todos os imóveis com reservas minerais ou para apoio à atividade de mineração ou compensação ambiental, não se prestam à agricultura e para fins de reforma agrária, por imposição legal. 

A empresa ressalta, novamente, que a invasão de patrimônio privado é crime previsto no Código Penal e a empresa já obteve a liminar de reintegração de posse a ser cumprida pelo Oficial de Justiça com apoio da Polícia Militar, bem como representou junto ao Delegado de Polícia de Canaã para apuração dos autores e financiadores da invasão dos imóveis da Vale na região.

Assessoria de Imprensa Vale

Deixe seu comentário