Pastores e professores polarizam eleição do Conselho Tutelar em Marabá

Eleição vai acontecer no dia 1º de outubro. Candidatos usam vereadores como cabos eleitorais para ampliar quantidade de votos
Candidatos a conselheiro tutelar participaram de reunião para discutir locais de votação no dia 1º de outubro

Continua depois da publicidade

Daqui a 25 dias, em 1º de outubro, ocorre em todo o Brasil a eleição para conselheiro tutelar. Cada município promove sua eleição, cria comissão organizadora, divulga as vagas e avalia o currículo dos candidatos, inclusive conclamando a população para votação, como se fosse eleição para cargo do Poder Executivo e Legislativo.

Em Marabá, o processo eleitoral está todo organizado, com 68 locais de votação na cidade e no campo e 38 pessoas disputam as 10 vagas existentes para os dois conselheiros tutelares.

Na lista dos candidatos, um fato chama a atenção dos mais curiosos: pastores e professores disputam vagas para o cargo, com 50% de candidatos dos dois grupos.

Entre os religiosos, estão Pastor Eldes, Pastora Mônica de Jesus, Pastora Francy e Pr. Lourival (aliás, este último já atua como conselheiro tutelar na cidade).

Entre os educadores, a lista conta com a Professora Cirlane, Prof. Josy, Professora Caline Nunes e Professora Neiriane Monteiro. Abaixo, veja a lista completa dos candidatos a conselheiro tutelar.

A batalha pelo voto em Marabá tem atores ocultos, cujos nomes não aparecerão na urna eletrônica. São os vereadores. Boa parte deles apoia e pede votos para um ou outro candidato a conselheiro tutelar. Não há ilegalidade no ato, e a tendência que os apadrinhados políticos sejam eleitos é grande.

É uma forma de concretizar o provérbio: “uma mão lava a outra”, ou do “eu te ajudo agora e você me ajuda depois”. Esse depois será a eleição para vereador no ano que vem. O vereador vai precisar de líderes comunitários ou influenciadores em alguma comunidade para poder se eleger. Ou, também, levar esses nomes para seu partido e melhorar a votação geral.

Nesta segunda-feira, 5, a Comissão Eleitoral realizou uma reunião com os 38 candidatos a conselheiro tutelar e explicou sobre os locais de votação e outros detalhes do dia da eleição.

Joarez Oliveira, coordenador da Comissão Eleitoral, observa que o local de votação, muitas vezes poderá não ser o mesmo que o eleitor votou para presidente, para prefeito, porque nós temos um número reduzido de urnas. “Então, esse local de votação nós agrupamos por polo, via de regra, um local próximo ou o local que ele votava e nós estamos publicando na imprensa local, no site da prefeitura, vai estar no Instagram da SESPAC e em outros locais para ele identificar onde é esse local de votação”, orienta ela.

O eleitor deve comparecer em seu local de votação munido com seu título de eleitor e documento original com foto. A expectativa é que possam comparecer cerca de 25 mil eleitores.

A presidente do CMDCA, Kellen Noceti Servilha Almeida, explica que a atribuição do conselheiro tutelar é zelar pelo atendimento da criança e do adolescente com direitos ameaçados ou violados, cumprindo as atribuições previstas nas legislações federal e municipal que regem a matéria, com mandato de quatro anos, permitida uma recondução. “É de grande importância ajudar escolher quem vai representar e atuar na defesa dos direitos de menores, por isso a necessidade de participar e votar”, apela.

O Conselho Tutelar exerce uma função de relevante serviço público e possui Lei Municipal que regulamenta que a remuneração seja de R$3.288,10, com direito a Vale Refeição de R$400.

Abaixo, veja relação com os nomes dos candidatos ao cargo de conselheiro tutelar em Marabá:

1.            AIDA REGO PIMENTEL TRINDADE- n°38

2.            AILTON SOUZA DIAS- n°07

3.            ALINE MILHOMEM LEITE- n° 37

4.            ANA QUELE SILVA MELO n°24

5.            ANDREZA LOBATO CARVALHO-n°08

6.            ANTONIO JOSÉ DA SILVA SOUZA- 01

7.            ANTÔNIO VICENTE RAMALHO DA SILVA- n°27

8.            ARTIMY PAIXÃO RODRIGUES n° 18

9.            CALINE DA SILVA NUNES-n°21

10.          EDIVALDO SANTOS-n°02

11.          EDNON GOMES ATHIÊ FILHO- n°29

12.          ELAINE DE FRANÇA GONÇALVES- n°19

13.          ELDES OLIVEIRA MOREIRA- n°16

14.          ELLEN MAXIMA NUNES DO NASCIMENTO DA COSTA- n°28

15.          EMIDIO NUNES- n° 34

16.          FRANCICLEIA DE SOUZA SANTANA- n°23

17.          FRANCINEIA RODRIGUES DE SOUSA n°25

18.          GERSICA MACEDO BORGES- n° 03

19.          GILBERTO SOARES DOS SANTOS- n°13

20.          JOACI RIBEIRO DE JESUS- n°06

21.          JOSÉ CLAUDIO DE ARAÚJO- n° 11

22.          JOSÉ EDSON DE ARAÚJO SANTIS NETO- n°44

23.          JOSE MARIA DA CRUZ CARDOSO JUNIOR- n°12

24.          JOSIANE SAMPAIO DA CONCEIÇÃO- n°14

25.          KAIQUE MARCONIO DA SILVA MOURÃO- n°33

26.          LOURIVAL PEREIRA DA SILVA- n°04

27.          MARCILENE ROSA DA SILVA- n°42

28.          MARIA CIRLENE SIUZA NASCIMENTO- n°15

29.          MAYCON LAFAIETE DA SILVA SILVA- n°05

30.          MONICA MARIA DE JESUS- n°17

31.          NEIRIANE DA SILVA MONTEIRO- n° 09

32.          OSÉIAS DE ASSIS CAVALCANTE- n° 31

33.          RAYR WANDERSON DA SILVA SALES- n°22

34.          SUZI CONCEIÇÃO DE SOUZA SACRAMENTO- n°20

35.          THAIS IMBIRIBA MIRANDA DE SOUZA- n°32

36.          WELITON BARBOSA LIMA-35

37.          GRAZIELLEN DE MEDEIROS PEREIRA GUIMARÃES-10