Parauapebas: Votação na eleição de conselheiros tutelares será em urnas eletrônicas

Processo, com o emprego do equipamento, ocorre pela primeira vez, na cidade. Iniciativa foi aplaudida pelos envolvidos no processo. A eleição será no dia 1º de outubro próximo

Continua depois da publicidade

Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), órgão responsável pelo processo de escolha dos membros dos conselhos tutelares de Parauapebas, por meio da Comissão Especial Eleitoral, anunciaram na tarde de ontem (9) que a eleição, que ocorrerá dia 1º de outubro, contará pela primeira vez com o auxílio de urnas eletrônicas.

A informação foi confirmada durante reunião realizada na OAB-PA, em Belém, promovida pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), contando com a participação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares dos Municípios Paraenses (Aconextel), do Ministério Público, de representantes do Comdcap e de outros órgãos responsáveis pela efetivação dos direitos infantojuvenis.

A notícia foi recebida com muito entusiasmo pelo presidente do Comdcap, Aldo Serra, que participou da reunião em Belém e ressaltou a importância do momento. “Para nós, é uma conquista histórica, não apenas enquanto conselho, mas para toda a sociedade. Aproveitamos para conclamar toda a sociedade para, no dia 1º de outubro, estar conosco, celebrando o voto e escolhendo seus representantes junto ao conselho tutelar”.

(Texto: Fernandes Lima. Revisão: Sara Paé/ Ascom Comdcap)