Parauapebas: Treinamento aprimora habilidades da Guarda Municipal no combate à criminalidade

Vinte e um guardas passam por treinamento de 60 dias para aperfeiçoamento das ações nas ruas

Continua depois da publicidade

Serão dois meses de treinamento que tem por objetivo o aperfeiçoamento, a padronização do conhecimento e ações do efetivo que compõe a Inspetoria de Operações Especiais (Iope) da Guarda Municipal de Parauapebas, sudeste do Pará. O Programa de Treinamento Continuado é destinado aos agentes do Grupamento Especializado de Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) e Grupamento de Ações com Cães (GAC), e visa capacitar 21 guardas, com instruções teóricas e práticas.

A qualificação dos agentes é ministrada por instrutores guardas municipais, que desenvolvem técnicas e ações focadas na atividade de segurança pública, garantindo mais segurança à população e mais habilidade aos agentes públicos.

O treinamento tem como foco, além de treinar os operadores da Guarda Municipal, unificar os grupamentos em um só e assim desenvolver um trabalho ainda mais eficaz do já realizado pela corporação do município, que vem atuando em parceria com as demais forças de segurança pública da cidade, na missão de combater a criminalidade na Capital do Minério.

Durante o curso, são repassados ensinamentos de técnicas com cão policial, uma parceria entre o cão e o homem que vem auxiliando os agentes no combate à criminalidade com a apreensão de drogas e armas, além de técnicas como: doutrina de Romu, conduta de patrulha, CQB, APH Tático, resgate e salvamento aquático, patrulha rural, imobilização tática, noções básicas de condução de VTR, VCQB e armamento, munição e tiro. Além de abordagem a veículos e pessoas.

O treinamento é considerado importante para os agentes da segurança pública e visto como um fator primordial na tarefa de servir e proteger o cidadão de bem. A Guarda Municipal é considerada atuante em seus serviços que visam unificar forças com os demais órgãos de segurança pública, o torna ainda maior a relevância da capacitações os agentes.

Sobre a GMP

A Guarda Municipal de Parauapebas foi criada pela Lei Complementar n.º 005/2013, de 19 de novembro de 2013, para realizar a proteção dos bens, serviços e instalações do município. A instituição conta com 128 servidores e tem desenvolvido, nos últimos anos, diversas ações protetivas em prol da coletividade e do exercício da cidadania, das liberdades públicas e da preservação da vida por meio de patrulhamentos diários e preventivos que contribuem para a redução da criminalidade.

(Fonte: Ascom PMP)

3 comentários em “Parauapebas: Treinamento aprimora habilidades da Guarda Municipal no combate à criminalidade

  1. Quero um contrato 2023 Responder

    cadê o PSS ?
    Onde ?
    Quando ?
    Semed lotada todos os dias uns alegre outros tristes !!
    Semad cheio de contratos todos os dias !!!

  2. Anônimo Responder

    Ninguém vê esses guardas municipais nos seus postos! … Fala do concurso que é melhor.

  3. Japa Responder

    A própria Lei municipal n.º 005/2013, fala. para realizar a proteção dos bens, serviços e instalações do município.

Deixe seu comentário

Posts relacionados