Parauapebas: Guarda Municipal inicia semana educativa sobre proibição de cerol em pipas

Palestras orientam alunos da rede pública de ensino sobre a legislação e incidentes causados pelo uso das linhas cortantes

Continua depois da publicidade

Dias ensolarados são uma ótima pedida para as crianças e adolescentes, que esperam essa época do ano para empinar pipa. Para que essa prática aconteça com todo cuidado necessário, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), deu início, nesta quinta-feira (1º), à semana educativa da Operação Vidas por Um Fio pela sensibilização quanto à proibição do uso da linha chilena e cerol, de acordo com a Lei nº 4.905/20.

A equipe do Grupamento Comunitário Escolar (GCE) da Guarda Municipal esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Josiane Salazar, no Bairro Tropical, para orientar os alunos sobre a legislação e os problemas causados pelo uso das linhas cortantes em pipas.

No diálogo, os alunos foram alertados sobre o perigo da utilização de cerol e orientados a buscar locais seguros para empinar pipas. “Também é muito importante que essa brincadeira seja feita longe de fios e da rede elétrica. E nunca retire pipas presas em fios,” recomenda Raimunda Vieira, inspetora da GMP.

As palestras educativas na rede municipal de ensino seguem até o dia 21 de junho. Após esse período, a fiscalização será intensificada.

A população pode denunciar as irregularidades dos materiais cortantes nas linhas das pipas por meio da Central de Atendimento e Despacho (CAD), pelo 190 ou no Centro de Controle e Operações (CCO), no 94 99278-0431.

Deixe seu comentário

Posts relacionados