Paragominas comemora aniversário de 57 anos neste domingo (23)

Prefeito Dr. Lucídio (PSD) lança projeto com plantio de 50 mil mudas. Na programação, haverá amistoso de futebol e missa

Continua depois da publicidade

O município de Paragominas, localizado no sudeste paraense, completa 57 anos de fundação neste domingo (23). Como parte da comemoração, o prefeito Dr. Lucídio (PSD) lança o projeto Paragoflores, com o plantio de 50 mil mudas na cidade. Haverá ainda um amistoso entre os times do Paragominas Futebol Clube (PFC) e LEMP, a celebração de uma missa em Ação de Graças na Igreja Matriz e o lançamento do Festival Desportivo, que segue até o dia 20 de fevereiro.

A programação de aniversário iniciou na última sexta-feira (21), com a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Agricultura e a entrega da Comenda ‘Mérito Célio Miranda” aos pioneiros e às instituições que contribuíram com o desenvolvimento da cidade. No sábado (22), foi realizado um culto na Igreja Batista da Restauração. 

O morador Valderir de Sousa, um dos pioneiros de Paragominas, falou do amor pela cidade. “Eu me sinto muito feliz, até mesmo porque moro aqui há 40 anos e só vejo a cidade crescer, então pra mim é uma satisfação estar na cidade e crescer juntos. Isso também é bom para os meus netos, que vão vendo a cidade crescer. É uma benção que Deus derrama, a cada dia, no povo paragominense. Devemos agradecer a Deus  por essa felicidade que ele nos dá,” disse.

O prefeito Dr. Lucídio (PSD) destacou os avanços realizados na cidade, promovendo qualidade de vida à população. “Foram muitas as ações que já realizamos, mas pontuando algumas, nós fizemos a extensão do serviço de saneamento. Hoje, nós estamos com mais de 95% e a nossa meta é deixar em 99,99%”, destacou.

Na área de infraestrutura, o gestor falou também sobre as obras que dão acesso à zona rural: “Temos a estrada de acesso à Colônia do Uraim, a reforma da ponte na comunidade da Caip, que corria risco de desabamento e a construção da ponte de concreto armado, que liga dois bairros importantes de Paragominas – o JK e as Promissões”. Na área social, ele citou projetos como o programa ‘Quero uma Oportunidade’ e o ‘Projeto Desenvolverdes’, que busca resgatar os produtores para a aplicação de uma pecuária verde e limpa, para que as famílias possam se desenvolver. 

Nome Curioso

A cidade de Paragominas, que por um longo tempo ficou conhecida pelas carvoarias usadas para a exploração de madeiras, hoje tem um conjunto de atividades econômicas, incluindo a mineração, por meio do beneficiamento de bauxita, a agricultura de soja, milho e arroz e as indústrias madeireiras e de reflorestamento.

Na década de 1950, a colonização do município foi efetivada por camponeses que chegaram à região antes da construção da rodovia Belém-Brasília. A presença de empresários de Goiás e Minas Gerais, que compraram glebas para investir localmente, foi inspiração para unir num só nome, os três estados: PARA.GO.MINAS. 

Educação

Diversas instituições de ensino superior estão instaladas em Paragominas, entre elas a Universidade do Estado do Pará (UEPA), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Paulista (UNIP – polo EaD), Universidade Internacional (UNINTER EaD) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). 

Entre elas, a UFRA se destaca pela oferta de vários cursos que contribuem para o desenvolvimento regional, como Administração, Engenharia Florestal, Zootecnia, Agronomia e Sistemas de Informação.

Saúde

O município conta com o Hospital Regional Público do Leste do Pará (HRPL), que já recebeu o Certificado Tecnologia Limpa: Pró-Sustentabilidade da Ecologia Humana e do Planeta. O selo ASP-STERRAD foi emitido pelo Instituto MAIS em reconhecimento ao seu sistema da Central de Esterilização de Materiais (CME), que consome 51 vezes menos energia elétrica que uma autoclave.

Em 2016 e 2017, Paragominas recebeu o Selo Verde Gestor Transparente, por ser um dos poucos órgãos públicos que mantém atualizado seus dados constantemente.

Belezas 

Paragominas é conhecida pelo seu povo trabalhador e hospitaleiro, mas, para o Dr. Lucídio, a cidade também tem outros destaques: “É uma cidade ordeira, de pessoas que respeitam o trânsito, os pedestres. Temos ainda, as belezas naturais em nossos rios, no Lago Verde, e no Parque Ambiental  da cidade”. 

Ele pontuou ainda os desafios enfrentados: “Temos como desafio as enchentes e alagamentos. Esse ano, como obra impactante, temos a revitalização dos canais e a desobstrução dos canais na periferia da cidade”.

Mensagem

“A mensagem que deixo neste momento, nos 57 anos de Paragominas, é uma mensagem de esperança. Estamos ainda assombrados com a pandemia. Tivemos perdas, tivemos pessoas ligadas a nós que se foram. Que tenhamos esperança de viver, de ver a vida, enaltecer aqueles que se foram porque Deus assim quis. Essa esperança, com sabedoria, discernimento, amor, a gente consegue ultrapassar todos os obstáculos. Que sejamos fortes para trilhar esse caminho com muito carinho e dedicação,” concluiu o prefeito.

Por Dayse Gomes

Deixe seu comentário

Posts relacionados