Pará alcança redução dos alertas de desmatamento em 12%

Na comparação de 2022 a 2021, o Pará registrou reduções nos meses de agosto, setembro e dezembro.

Continua depois da publicidade

Um levantamento divulgado nesta segunda-feira (14) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizado com base nos dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER), apontou que o Pará alcançou redução de 12% na área recoberta por alertas de desmatamento, ao comparar o período de 1º de agosto de 2021 a 3 de março de 2022 com o mesmo período do ano Prodes 2021. O Prodes é um Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal.

Ainda de acordo com o relatório, entre os estados que compõem a Amazônia Legal, o Amapá e o Amazonas tiveram aumento dos alertas de desmatamento, com 35% e 14% de alertas a mais, respectivamente, também levando em consideração o ano Prodes.

O Pará registrou reduções nos meses de agosto, setembro e dezembro. A diminuição reflete as diferentes frentes de atuação para reduzir de forma sustentada o desmatamento no Pará.

Plano Estadual Amazônia Agora

Entre as iniciativas realizadas pela Semas está o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) que, por meio da Força Estadual de Combate ao Desmatamento, deflagra a operação “Amazônia Viva”. A operação reúne fiscais da Semas e integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica do Pará.

Amazônia Viva

Na 20ª edição da operação “Amazônia Viva”, a primeira deste ano, realizada no mês de fevereiro, houve a detecção de 4.043,246 hectares de áreas validadas para embargo, consequentemente, embargados; apreensões de seis tratores (cinco destruídos), dois caminhões, três armas de fogo, duas motosserras, uma placa solar e 750 quilos de carvão vegetal. Também foram apreendidos 337,3m³ de madeira em tora, 149,9m³ de serrada, 6,7m³ de estacas e destruídos um motor diesel e três fornos.