Pará: as articulações do governador eleito

Continua depois da publicidade

Como num tabuleiro de xadrez em que a movimentação de cada peça pode alterar a configuração geral do jogo, as negociações com vistas a formar o secretariado têm exigido paciência e muita conversa do governador eleito Simão Jatene. São longos encontros com dirigentes partidários e com os técnicos que o auxiliam.

Jatene garantiu que hoje (23) anunciaria mais um grupo da equipe, o que pode ocorrer só à tarde porque muitos detalhes ainda precisavam ser acertados. De concreto, sabe-se que o PMDB já garantiu quatro secretarias: de Pesca, de Agricultura, de Integração Regional e de Desenvolvimento Urbano. O partido ainda negocia, contudo, a indicação do titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran). Para a pasta da Agricultura é certo que irá o ex-vice-governador Hildegardo Nunes. Para a Pesca, a indicação do partido é a deputada estadual eleita Nilma Lima, que estaria reticente em aceitar o cargo que, nesse caso, poderia ser dado ao 1º suplente do PMDB na Assembleia, Ozório Juvenil.

Também indicada pelo PMDB, a ex-prefeita de Parauapebas, Bel Mesquita deverá ocupar um cargo no governo, mas até a noite de ontem, não estava fechado qual seria. A indefinição se deve ao fato de que o deputado federal eleito José Priante teria voltado atrás em aceitar uma secretaria, o que pode alterar o quadro. Se mantido o rumo atual da negociação, o líder do governo na AL será o deputado Parsifal Pontes que foi líder do PMDB na atual legislatura.

Após a negociação com o PMDB, Jatene precisará acomodar Tião Miranda, seu aliado de primeira hora em Marabá. A ida de Miranda para o governo abrirá espaço, na AL, para o primeiro suplente do PTB, Joaquim Passarinho.

Além disso, falta fechar secretarias como a de Planejamento e Administração. Para ocupá-las, Jatene deve recorrer a integrantes da equipe do governo anterior como a economista Alice Viana.

Entre os anúncios de hoje, estão os titulares da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Instituto de Assistência e Previdência dos Servidores Públicos (Iasep), ambos indicados pelo DEM. Para o Iasep, o mais cotado é o secretário de Saúde de Castanhal, Kleber Teixeira. Para a Emater deve ir a técnica de carreira do órgão, Cleide Amorim.

Fonte:Diário do Pará

[ad code=1 align=center]

Deixe seu comentário

Posts relacionados