Papa Leão XIV acolhe renúncia de Dom Alberto Taveira Corrêa, que se torna Arcebispo Emérito de Belém

Dom Alberto continuará residindo na Residência Episcopal de Belém e seguirá exercendo o ministério episcopal de forma pastoral, em comunhão com os demais bispos.

Continua depois da publicidade

O Papa Leão XIV acolheu, nesta quarta-feira, 6 de agosto, festa da Transfiguração do Senhor, o pedido de renúncia apresentado por Dom Alberto Taveira Corrêa ao governo da Arquidiocese de Belém do Pará. A solicitação foi feita em 26 de maio deste ano, conforme determina o Código de Direito Canônico, que orienta os bispos a apresentarem sua renúncia ao completarem 75 anos.

Com a aceitação do pedido, Dom Alberto passa a ser Arcebispo Emérito de Belém. A partir desta data, o governo da arquidiocese será assumido por Dom Júlio Endi Akamine, SAC, até então Arcebispo Coadjutor, tornando-se o 11º Arcebispo Metropolitano da capital paraense. Sua apresentação oficial à arquidiocese ocorreu no último dia 31 de maio. Não haverá cerimônia de transição, conforme as normas canônicas.

Dom Alberto continuará residindo na Residência Episcopal de Belém e seguirá exercendo o ministério episcopal de forma pastoral, em comunhão com os demais bispos. Entre suas atuais atribuições destaca-se a presidência da Comissão Arquidiocesana junto à Santa Sé para a participação na COP30, e a coordenação do Círio de Nazaré 2025. No entanto, todas as decisões administrativas e pastorais da Arquidiocese passam a ser responsabilidade de Dom Júlio.

Dom Júlio Endi Akamine, SAC – Novo Arcebispo Metropolitano de Belém

Dom Júlio nasceu em 30 de novembro de 1962, em Garça (SP). Ingressou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos) em 1975, sendo ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988. É mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Em sua trajetória, exerceu diversas funções na vida religiosa e acadêmica: vigário paroquial, pároco, reitor do Seminário Maior Palotino em Curitiba, professor de Teologia e Reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo (2008–2011).

Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo em 4 de maio de 2011, sendo ordenado no dia 9 de julho. Atuou como Vigário Episcopal da Região Lapa. Em 28 de dezembro de 2016, o Papa Francisco o nomeou Arcebispo Metropolitano de Sorocaba (SP), cargo que exerceu até sua nomeação como Arcebispo Coadjutor de Belém, em 2025.

Seu lema episcopal é “Bonum Facientes Infatigabiles” – “Não vos canseis de fazer o bem”.

Formação e Missão Pastoral

Dom Júlio iniciou sua formação em 1975, no Seminário Menor São Vicente Pallotti, em Londrina (PR). Fez o noviciado no Seminário Rainha da Paz, em Cornélio Procópio, onde professou seus votos em 8 de dezembro de 1980.

É licenciado em Filosofia pela PUC e cursou Teologia no Studium Theologicum Claretianum, em Curitiba. Após sua ordenação, obteve o mestrado (1993–1995) e o doutorado (2001–2005) em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Entre as diversas funções que exerceu,Boa destacam-se:

  • Vigário paroquial e pároco em Cambé (PR);
  • Reitor do Seminário Maior Palotino em Curitiba;
  • Diretor espiritual, professor e assessor da OSIB;
  • Consultor da Comunidade da Casa Geral dos Palotinos, em Roma;
  • Diretor do Período Introdutório da Província Regina Apostolorum, na Itália;
  • Secretário provincial para formação e professor de Teologia no Studium Theologicum.

O que é um Arcebispo Emérito?

O título de Arcebispo Emérito é conferido a bispos e arcebispos que renunciam ao governo de uma diocese ou arquidiocese após atingirem a idade canônica de 75 anos, ou por outros motivos aceitos pelo Papa. Embora não tenham mais funções administrativas, os eméritos podem continuar exercendo funções pastorais e celebrando os sacramentos, sempre em comunhão com o novo titular da diocese.

Texto: Carlos Magno

plugins premium WordPress